Corrente de ar frio dispersou espessa camada de poluição.
Cidade chinesa teve os três dias de pior poluição no ano.

A cidade de Pequim amanheceu nesta quarta-feira (2) com o céu limpo e azul graças a uma corrente de ar frio que dispersou na última noite a espessa camada de poluição que nos últimos três dias deixou a capital com os piores níveis de qualidade do ar de 2015.

O medidor da embaixada dos EUA marcava às 10h locais (0h no horário de Brasília) uma concentração de partículas PM 2,5 – as mais perigosas para a saúde – de 25 microgramas por metros cúbicos, um contraste muito forte com os 634 microgramas de ontem e os 666 de segunda-feira.

A quantidade de hoje – 25 microgramas – é precisamente a máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de partículas PM 2,5, que possuem diâmetro inferior a 2,5 mícrons e são as que mais trazem riscos à saúde, já que, por seu tamanho, têm mais facilidade para entrar no organismo.

Depois dos três piores dias de poluição do ano, uma corrente intensa de ar frio limpou a cidade ontem pela noite e, ainda hoje, segue soprando com força.

Os três dias de pior qualidade do ar no ano deixaram Pequim em alerta laranja, o segundo mais grave após o vermelho, o que forçou as autoridades a impor restrições às atividades poluidoras, como a indústria, o transporte e a construção.

Se a poluição tivesse permanecido por mais de três dias, seria declarado o alerta vermelho, o que levaria ao fechamento das escolas e a restrições na circulação de carros particulares.

Apesar de tudo, a má qualidade do ar na cidade nos três últimos dias não chega aos índices máximos de anos anteriores, quando as partículas PM 2,5 somaram mais de 900 microgramas por metros cúbicos.

Fonte: G1

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte