A instalação de placas solares pode reduzir as contas de luz a longo prazo.

A instalação de placas solares pode reduzir as contas de luz a longo prazo.

Além de produzirem energia limpa, os painéis podem representar grandes economias em longo prazo

 

Você já ouviu falar em painéis fotovoltaicos? São dispositivos compostos por células fabricadas com silício cristalino e arsenieto de gálio, capazes de absorver a energia do sol e transformá-la em energia elétrica suficiente para ligar tudo o que está conectado à tomada. Isso quer dizer redução na conta de luz!

Essas células formam cristais e recebem adição de fósforo e condutores metálicos. Depois são cortadas em pequenos discos e fixadas em painéis, que são instalados no telhado das casas. A partir daí, a energia gerada pelo painel passa por uma espécie de inversor solar, que se encarrega de equalizá-la que possa ser utilizada na casa.

Geralmente existe um quadro de luz para conectar esta energia que vem da luz solar e, quando esta se torna insuficiente, a Distribuidora de energia se encarrega de abastecer a residência.

Utilização de placas solares em pequena escala

Apesar de vantajoso para quem deseja tornar a casa mais sustentável e fugir das altas contas de luz, o custo desse sistema ainda é muito alto. De acordo com o Portal Solar, os valores cotados em março de 2015 começam em R$ 11 mil e podem chegar a 100 mil. Por isso ainda é pequeno o número de pessoas que optam por fazer esse tipo de investimento em casa. Porém, após o gasto inicial os moradores percebem que o uso da energia solar pode contribuir para a diminuição dos gastos mensais e suprir parte do consumo.

Entretanto, já é possível encontrar em grande escala no mercado luminárias feitas de LED e abastecidas com energia solar, destinadas a ambientes externos. Essas opções dispensam fiação e conduítes, pois funcionam como um sistema autônomo.

Quando o assunto é energia solar em grande escala, podemos constatar que o Brasil o uso deste sistema em usinas é muito baixo, diferente de países como Canadá e Alemanha. Além do alto custo e da necessidade de financiamentos governamentais, é importante ressaltar que os benefícios do uso de energia solar são inúmeros e muito sustentáveis.

O sol é a maior fonte de energia do nosso planeta. Ele é o responsável pelo florescimento da vida como conhecemos e é justo que façamos o caminho de retorno a ele se quisermos preservar a natureza e criar boas condições de abastecimento energético em um futuro próximo.

 

fonte: Pensamento Verde

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte