Muitas das aves ficaram desorientadas, machucaram as asas ou foram pisoteadas.

Muitas das aves ficaram desorientadas, machucaram as asas ou foram pisoteadas.

ONG SOS conseguiu recuperar apenas 20 das aves soltas no local

O ensaio técnico da Acadêmicos do Salgueiro terminou com polêmica e a morte cruel de muitos pombos no último domingo (24). Durante a passagem da escola na Sapucaí, integrantes soltaram 68 pombos na avenida, que desorientados, acabaram morrendo. A expectativa era que as aves voassem.

De acordo com informações do site Vista-se, a ONG SOS Aves e Cia foi até o local salvar algumas aves, mas das 68 encontradas, apenas 20 foram levadas com vida para recuperação. Muitas delas tinham ferimentos nas asas. Das 48 que morreram, muitas foram pisoteadas pelos membros das escolas.

Em entrevista à rádio CBN, Paulo Maia, presidente da ONG, disse que notificará a escola com base na lei 9.605, que qualifica o abandono de animais como sendo crime. O ativista explicou que pombos como os que foram usados pela escola são criados em cativeiro. Por isso, era preciso zelo na hora de realizar ações como essas.

“Infelizmente, o Salgueiro cometeu um crime ambiental em pleno sambódromo e na frente de todo mundo. Não se pode chegar numa avenida e liberar um pombo. Um animal para ser reintegrado ao ambiente tem todo um estudo. O sambódromo é um local totalmente poluído sonoramente. E o pombo desorientado vai pra onde?”, indagou.

E completou: “Os pombos caíram, foram pisoteados por muitos integrantes da escola e os que não morreram de fome, morreram pisoteados.”

Fonte: Pensamento Verde

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte