Iniciativa é desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Ifal Maceió.
Fórmula de polímero orgânico garante resistência e respeito ambiental.

Em uma tentativa de reduzir o impacto provocado pelo descarte de plástico no meio ambiente, material que pode levar até 100 anos para se decompor, estudantes dos cursos de química e biologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), desenvolveram uma nova fórmula de plástico biodegradável que se desintegra em até 3 anos.

pesquisadores_22Criado no Laboratório de Química do campus Maceió, o polímero ecológico (espécie de plástico biodegradável) desenvolvido por três estudantes, com a supervisão de um professor de química, faz uso de uma fórmula orgânica já bastante difundida no meio acadêmico.

No entanto, a fórmula específica elaborada por eles tem como inovação a resistência do plástico e a certeza da rápida deterioração do produto ao ser descartado no meio ambiente, evitando que o polímero permaneça por muito tempo na natureza, podendo chegar até ao mar, ameaçando espécies marinhas.

Responsáveis pela produção da fórmula, os estudantes-pesquisadores do curso técnico de Química, Laís Vanessa Teles,18, e João Vitor Santos, 18, explicam que devido aos equipamentos disponibilizados no laboratório do Ifal, só foi possível produzir até o momento o plástico tipo filme PVC, aquele usado para envelopar frutas e bandejas com alimentos.

“No entanto, com a máquina adequada, acreditamos que a fórmula possui resistência suficiente para produção de sacolas plásticas que podem ser usadas em supermercados e em diversos outros produtos no dia a dia”, relata Laís Vanessa Teles.

Ao falar da inovação da fórmula que pode mudar o futuro da indústria do plástico, a estudante do curso superior de biologia e pesquisadora Hyngrid Assiria, 20, que é responsável pelos testes de biodegradabilidade do plástico ecológico, conta que o grupo aguarda a patente do composto químico descoberto para avançar nas parcerias de pesquisa.

“A fórmula básica deste plástico biodegradável muitos pesquisadores possuem. Porém, o que eles não têm é o composto químico específico que garante a resistência do plástico em paralelo à rápida decomposição. Por isso, antes de aceitar as parcerias para o desenvolvimento deste polímero em grande escala precisamos garantir a patente”, relata Hyngrid.

Vanessa Teles afirma que polímero desenvolvido pode ser usado para fabricação de qualquer produto plástico

Vanessa Teles afirma que polímero desenvolvido
pode ser usado para fabricação de qualquer
produto plástico

“A fórmula básica deste plástico biodegradável muitos pesquisadores possuem. Porém, o que eles não têm é o composto químico específico que garante a resistência do plástico em paralelo à rápida decomposição. Por isso, antes de aceitar as parcerias para o desenvolvimento deste polímero em grande escala precisamos garantir a patente”, relata Hyngrid.

O plástico ecológico desenvolvido pelo grupo é produzido com material de baixo custo e atende, segundo os estudantes-pesquisadores, critérios científicos rigorosos e padrões internacionais. Com isso, o polímero em questão poderá, segundo eles, ser utilizado no futuro para confecção de diversos produtos a exemplo de garrafas PET, CDs e sacolas.

pesquisadores_4

Os desafios da pesquisa
Por fatores diversos, produzir ciência em Alagoas não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando a pesquisa é desenvolvida por estudantes do nível médio-técnico. Com o projeto de extensão do Ifal que desenvolveu o “plástico ecológico”, denominado “Aperfeiçoamento do Amido termoplástico na produção de um bioplástico alternativo aos plásticos convencionais”, a situação não foi diferente, sendo necessário muito empenho e persistência do grupo envolvido.

“Fazer ciência exige muitos custos e dedicação. Tanto que só após 2 anos de pesquisa temos um resultado para mostrar. Para esse trabalho foi necessário além dos investimentos em bolsas, equipamentos de laboratório e material para fórmula; o interesse e compromisso dos estudantes foram essenciais para o melhoramento da fórmula já existente”, expõe a professora de química, responsável pela orientação do projeto, Vânia Nascimento Tenório.
Fonte: G1

 

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte