Morador de Campinas afirma ter sido frequente ver aves em bairro.
De acordo com bióloga, espécie bate na árvore para se alimentar de larva

Um internauta flagrou um pica-pau em uma árvore na tarde deste domingo (27) em uma praça no bairro Taquaral, em Campinas (SP). O funcionário público Israel Henrique de Paula disse que se surpreendeu ao ouvir o barulho da ave do quintal da sua casa. Ele fez fotos e enviou ao VC no G1

“Eu moro bem ao lado da praça e eu estava ali no quintal. Aí eu ouvi o barulho dele batendo no toco da árvore e comecei a procurar. Aí eu achei, peguei a câmera e fotografei. É diferente vê-los soltos”, conta o morador.

De acordo com ele, outras aves também têm aparecido na região. “Ultimamente tem aparecido tucano, papagaio, ainda mais porque na praça tem uma mangueira. Eles comem as frutas também (…). Eu acho um privilégio ter esses animais perto da gente, embora a gente esteja cada vez mais invadindo o habitat deles”, afirma.

Nota da redação: De acordo com a bióloga Giselda Person, a ave é da espécie pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus), que é comum na região, mas de difícil visualização. A ave é bastante discreta, ao contrário do pica-pau-do-campo, que é bem barulhento. A bióloga explica que a ave bate na árvore para tirar a casca e se alimentar da larva que está no interior, ou então de formigas. A espécie não está em extinção, de acordo com ela. 

Curiosidade: Um impacto na cabeça de força entre 80 e 100 [força g] já é suficiente para causar um traumatismo craniano no ser humano. O pica-pau suporta um impacto de 1200 de força sem ter ao menos dor de cabeça. Ele pode bicar uma árvore até 22 vezes por segundo sem nenhuma lesão no cérebro. Seu bico é forte, mas flexível, o que permite essa capacidade.

Fonte:G1 Natureza.

 

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte