Animal foi abatido depois que criança caiu em seu recinto.
Morte do gorila da espécie de Harambe gerou revolta nos EUA.

Depois de matar um gorila a tiros no zoológico de Cincinnati para salvar um menino de 3 anos, autoridades do parque disseram ter coletado uma amostra de seu esperma, o que despertou nos admiradores desolados de Harambe a esperança de que o primata morto possa deixar herdeiros.

Mas autoridades do principal organismo dos Estados Unidos que supervisiona a criação de animais de zoológico afirmou ser altamente improvável que a contribuição do gorila ao “zoológico de gelo” norte-americano de material genético de espécies raras e ameaçadas de extinção seja usada para gerar novos animais.

“Atualmente não é nada que usaríamos para reprodução”, disse Kristen Lukas, que dirige o Plano de Sobrevivência de Espécies de Gorila da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA), na quarta-feira. “Ele será arquivado e armazenado para uso no futuro ou para estudos de pesquisa”.

gorila-abatido

Isso entra em choque com um comunicado feito no final de semana pelo diretor do zoológico de Cincinnati, Thane Maynard, de que a morte do primata de 17 anos, que era jovem demais para procriar, “não é o fim de sua reserva genética”.

Autoridades do zoológico não responderam às tentativas de contato feitas na quarta-feira pedindo mais detalhes sobre seus planos para o esperma de Harambe.

Na atualidade existem 350 gorilas da espécie de Harambe em zoológicos dos EUA, de acordo com a AZA, que concede aprovação a zoológicos e a planos de reprodução. Essa população é grande o suficiente para manter um programa de procriação tão robusto que muitas fêmeas com idade para conceber recebem contraceptivos hormonais.

A administração do zoológico de Cincinnati sustentou a decisão de abater Harambe no sábado, argumentando que o animal de 200 quilos poderia ter matado ou ferido gravemente o menino que caiu em seu habitat.

Mas a decisão desencadeou protestos e petições na Internet e levou a polícia de Cincinnati a iniciar uma investigação sobre a família da criança, que sofreu ferimentos leves no incidente.

Fonte: G1 Natureza.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte