Preguiças, jiboias e sauins estão entre os animais resgatados neste ano.
Denúncias e solicitações de resgates podem ser feitas ao Ipaam.

Resgates de 240 animais silvestres em condições de risco foram realizados na Região Metropolitana de Manaus, entre janeiro e junho deste ano. Preguiças, jiboias e sauins estão entre os animais. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Segundo o órgão, a Gerência de Fauna recebeu 718 solicitações e realizou 602 resgates de animais silvestres em 2015. Já em 2014 foram 771 solicitações, sendo resgatados 517 animais.

O levantamento divulgado pelo Ipaam aponta que preguiças-bentinho, preguiça-real, jacaré-tinga, jacaré-corôa, jiboia, camaleão, pariri (ave), gavião-carijó, murucututu (coruja), sauins-de-coleira – espécie ameaçada de extinção e só encontrada no Amazonas – estão em maior número entre os animais resgatados.

Resgates de preguiças e jiboias apresentam maior número neste ano. Em 2015, a maioria dos casos envolveu preguiças e jacarés.

ipaam3okokokSegundo o veterinário, Diogo Lagroteria, é comum resgatar animais em invasões e áreas desmatadas. “Em um ou dois hectares de floresta em Manaus você consegue encontrar vida. Sauins, preguiças, tamanduás etc. Não se trata de não ter licenciamento para novas construções, mas é preciso haver mudanças planejadas que permitam a continuidade da vida desses animais. É preciso um trabalho integrado e consciente para não gerar a morte de animais”, disse Diogo ao G1.

Os resgates são realizados quando o animal está em situação de risco ou invade o espaço do homem, como residências ou locais de trabalho, colocando em risco a segurança das pessoas.

“Muita gente liga pra cá para dizer: tem um jacaré no igarapé perto da minha casa. Neste caso não podemos fazer nada porque o animal está no seu habitat natural”, disse o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte