Homem passava com animal em frente a restaurante e chamou atenção.
Polícia Ambiental diz que comer o bicho e usar casco como enfeite é crime.

Uma tartaruga-marinha da espécie ‘verde juvenil’ foi abandonada morta, em frente a um restaurante, próximo à Praia de Camburi, em Vitória, na tarde deste domingo (14). O animal foi deixado na calçada da Avenida Anísio Fernandes Coelho, em Jardim da Penha.

O garçom André Maia, de 41 anos, disse que um homem passou pela rua carregando o animal e chamou atenção das pessoas que almoçavam no restaurante. Constrangido, ele abandonou a tartaruga na rua e foi embora.

Os clientes do restaurante chamaram a polícia e, no final da tarde, o bicho, que estava em estado de decomposição, foi recolhido por uma equipe do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e levado para a necrópsia.

tartaruga_calcada_21O tenente Scardini, da Polícia Militar Ambiental disse que se alguém encontrar animais marinhos mortos ou vivos na natureza, deve ligar para Ipram, pelo número 0800 039 5005.

O militar alerta que se a pessoa encontrar o animal e levar para casa para comer ou para pegar o casco e usar como decoração, ela está cometendo um crime ambiental e pode ser punida. A pena vai de seis meses a um ano de prisão e multa, que varia de acordo com a gravidade do crime e com a renda do infrator.
“Muitas vezes, as pessoas pegam tartarugas mortas e levam para casa para retirar o casco e envernizar. Isso é crime ambiental. O certo é enterrar na areia da praia ou ligar para o Ipram para uma equipe recolher”, disse o tenente.

A espécie da tartaruga é a mais comum na costa do Espírito Santo e, segundo biólogos, deve ter se afogado em alguma rede de pesca.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte