Capivara fugia de fogo que atingiu área verde um dia antes da foto.
Animal foi resgatado pelos Bombeiros e levado de volta para floresta.

O professor Cassio Almeida registrou o momento em que uma capivara, ao fugir de um incêndio, busca refúgio na área urbana de Rio Branco. A foto foi tirada na manhã de sexta-feira (27), no conjunto habitacional Vila Betel, um dia após 500 metros quadrados terem sido queimados em uma área próxima ao residencial.

Ele diz que acredita que o fogo fez com que o animal fugisse da área onde costumava ficar. “Acredito que ela estava fugindo do fogo que invadiu o habitat dela, que fica nas imediações do shopping. Após 40 minutos, com o aglomerar de pessoas olhando e registrando, ela saiu. A capivara estava muito assustada”, relata.

Os Bombeiros foram acionados e conseguiram resgatar o bicho, que foi levado novamente para seu habitat natural.

A bióloga Joseline Guimarães explica que é comum o aparecimento de animais silvestres em locais urbanos durante período intenso de queimadas. Ela destaca também, que os incêndios trazem um prejuízo irreparável, não só para o meio ambiente, como também para a fauna da região.

“Infelizmente, as queimadas em florestas ou em fragmentos florestais em certas épocas do ano provocam o óbito de várias espécies da fauna, causando grande prejuízo a biodiversidade e a manutenção dos ecossistemas”, explica.

O major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, também diz que as ocorrências de animais silvestres têm se tornado recorrentes nesse período crítico de queimadas. “Ficamos felizes quando conseguimos resgatar, porém, muitos morrem”, lamenta.

Joseline acrescenta ainda que os bichos tentam a todo custo fugir da fumaça e dos danos do incêndio. “Os animais ficam atordoados pela fumaça com gases tóxicos e buscam a fuga a qualquer custo,  sendo que a maioria não obtém êxito, sobretudo em ambiente urbano. Por isso, fazemos um apelo à população acreana, que não queime, pois o prejuízo é para todos os seres vivos, inclusive os humanos”, finaliza.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte