Acrelândia enfrenta racionamento de dois dias desde o dia 6 de setembro.

Com as medidas, Depasa espera manter o abastecimento por mais 20 dias.

O Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) decidiu manter o racionamento, que ocorre desde o último dia 6 de agosto, no município de Acrelândia mesmo após as intervenções para garantir o abastecimento da cidade. Atualmente os mais de 14 mil habitantes da cidade recebem água a cada dois dias. A partir da próxima segunda-feira (12), no entanto, esse período pode aumentar para três dias.

O abastecimento, que foi suspenso na última quinta-feira (8), pois o depósito tinha água suficiente apenas para mais dois dias, foi retomado na manhã de sexta-feira (9). As medidas devem garantir ao menos 20 dias de água para a população.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, explica que uma bomba de captação foi instalada em um reservatório menor e passou a operar. Além disso, a água de quatro açudes de um piscicultor da região foram bombeados para o reservatório da cidade.

“Aguardamos o resultado da vazão, após a retomada da captação para termos uma média do volume de água. Após essa movimentação devemos tomar decisões melhores. O equilíbrio no reservatório, com a captação e alimentação dos outros açudes, nos dará certeza de mais volume de água e tempo de abastecimento”, explica Magalhães.

Imagens divulgadas pelo Depasa mostram a situação crítica devido a crise hídrica de Acrelândia. Nas imagens é possível ver a dimensão da seca que atingiu o reservatório de água da cidade. Segundo Magalhães, mesmo com a transferência da água de outros açudes para o reservatório, uma boa parte do volume de água pode ser absorvido pelo depósito e também evaporar devido ao tempo seco.

3_gcub9ay

Entenda o caso
No último dia 7 de agosto, as medições feitas pelo Depasa apontavam que o reservatório de água em Acrelândia devia manter o abastecimento por apenas mais quatro dias. O depósito de água do município possui 2,8 metros, mas desde o dia 6 de agosto baixou mais de um metro e no ponto mais profundo marcou 75 centímetros de profundidade e chegou a marcar 25 cm em outros locais.

O racionamento na cidade, que tem uma população de ao menos 14,1 mil pessoas, foi iniciado no dia 6 de setembro. De acordo com o Depasa, Acrelândia é banhada pelo Rio Abunã, mas o uso do manancial como fonte de abastecimento é considerado inviável porque ele fica a 17 km da zona urbana do município.

A ampliação da rede de abastecimento e a construção de uma adutora do centro da cidade até a Vila Redenção são um dos motivos apontados pelo Depasa para a queda brusca no nível do reservatório.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte