Nove pessoas morreram em duas cidades. Fontes municipais e meios de comunicação mencionam

A passagem do furacão Otto na Costa Rica deixou nove mortos e cerca de 20 desaparecidos, segundo o último balanço anunciado nesta sexta-feira (25) pelo governo, informa a agência France Presse.

Quatro mortes ocorreram na cidade de Bagaces por um deslizamento de terra. De acordo com a agência Efe, três dessas vítimas são os irmãos Denis e Marisa Alvarado Méndes e Ornaldo Obregón, marido da mulher, segundo o chefe do OIJ. Os corpos foram transferidos ao necrotério do Hospital da Libéria para que fosse submetidos à necrópsia. O quarto corpo ainda estava sendo resgatado.

Outros cinco mortes foram registradas no povoado fronteiriço de Upala.

O chefe do Órgão de Investigação Judicial (OIJ) do país, Luis Guillermo Fonseca, advertiu que “não serão tolerados atos de rapina, saque e bandoleirismo nas zonas atingidas pelo furacão e a Procuradoria Geral processará os que forem detidos nessas ações por crime de roubo agravado. Todo o peso da Justiça cairá sobre eles”, finalizou.

O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, manifestou seu pesar pelas mortes. “Será decretado um luto nacional de três dias a partir de segunda-feira, após a conclusão dos trabalhos de busca e resgate”, disse Solís.

O presidente também agradeceu a ajuda do Panamá e de Honduras, que colocaram à disposição várias aeronaves para colaborar com os trabalhos de resgate e assistência aos afetados.

Apesar do governo não ter informado um balanço preciso de desaparecidos, fontes municipais e meios de comunicação mencionam entre 20 e 25 pessoas cujos paradeiros são desconhecidos desde a passagem do Otto.

Casas danificadas

Ainda segundo a EFE, pelo menos 564 casas foram danificadas pela passagem do Otto no município de San Juan da Nicarágua, fronteiriço com a Costa Rica. O Misael Morales disse a jornalistas que esse município suportou por mais de três horas o impacto direto de Otto como furacão. Na zona rural ainda não contabilizam os danos, esclareceu.

Em San Juan da Nicarágua, um município de 2,6 mil moradores, a metade no setor rural, e situado no extremo do Caribe sul, foram ativados centenas de albergues onde estão refugiadas centenas de pessoas, de acordo com as autoridades.

Até então as autoridades somente tinham confirmado problemas nas paradisíacas Isla de Maíz, onde 12 casas foram afetadas, das quais 3 ficaram totalmente destruídas, e danos à infraestrutura.

O governo da Nicarágua ainda não ofereceu um balanço geral preliminar dos estragos causados por Otto, degradado a tempestade tropical no Pacífico.

O governo da Nicarágua informou que mantém o estado de emergência nacional por causa de Otto, que já saiu do território e adentrou o Oceano Pacífico.

Furacão e terremoto

O olho do furacão Otto, vindo pelo Mar do Caribe, tocou a terra no extemo sudeste da Nicarágua na tarde da quinta-feira (24). Com diferença de cerca de uma hora, um forte terremoto de magnitude 7,0 ocorreu no Oceano Pacífico, no lado oposto do continente da Amércia Central.

De categoria 2, o furacão chegou com intensas chuvas e fortes ventos, de até 175 km/h, afetando a Nicarágua e também o norte da Costa Rica. Já o terremoto foi sentido nesses dois países e também em El Salvador.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte