Dia 30/03 é comemorado o dia mundial da juventude, o qual foi instituído no ano de 1985, durante o Ano internacional da juventude o qual foi promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com uma evidente visão de que a juventude precisava se mobilizar e construir espanções de participação, para pensar, e repensar a sociedade.

No ano de 2004, foi criado a (SNJ) Secretaria Nacional de juventude, foi criada por sugestões de um Grupo interministerial, para diagnóstico da juventude brasileira e dos programas do governo federal destinados a esse público.

No Brasil as politicas públicas da juventude vêm demonstrando avanços em vários campos, como a mobilização dos jovens para assuntos de interesse coletivo e pautas comuns aos diversos segmentos juvenis, contemplando vários temas, sendo eles educação, saúde, mobilidade, e outros.

No mês de agosto de 2013 foi aprovado o Estatuto da Juventude, o qual representa uma das mais importantes conquistas da juventude brasileira.

O documento, que tramitou por quase 10 anos na Câmara Federal, agora é uma realidade na conquista de mais direitos para os jovens brasileiros.

A juventude é representada hoje por cerca de 30% da população brasileira, que através do fortalecimento do Plano Juventude Viva, o qual foi criado para reduzir os índices de extermínio dessa juventude e a SNJ vem trabalhando.

O secretario nacional de Juventude Jefferson Lima destaca a luta contra a mortalidade da juventude negra e rassalta nesta dara, que a Secretaria irá falar diretamente com todos os sementos da juventude.

 

“Fortaleceremos e iremos atualizar o Plano Juventude Viva, lançaremos nos próximos meses o Identidade Jovem, garantindo meia entrada em diversos eventos e gratuidade na passagem interestadual. O Dia Mundial da Juventude não é apenas para ser comemorado, também foi criado para avaliar e apresentar cenários fortes para a construção das políticas públicas. Hoje é um dia de mobilização e mais um dia de construção da política de nosso pais”, diz o secretário, Jefferson Lima, sobre a data.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte