natureza

Reciclagem tem grande potencial para o meio ambiente

Uma das principais características de materiais como o plástico, tão presente no dia a dia, é a de grande potencial para a reciclagem. No entanto, o Brasil precisa ampliar essa ação que tanto contribuirá com o meio ambiente e os recursos naturais.

Recente estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), mostrou que o país é o 4º maior produtor de resíduos plástico do mundo e um dos que menos recicla este tipo de material: apenas 1,2% é reciclado.

O Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de resíduos plástico por ano, mas somente 145.043 toneladas são recicladas. O restante é descartado de forma irregular ou ficam em aterros sanitários.

A mudança dessa realidade, porém, está no consumo consciente e na reciclagem, e a importância do ato faz-se cada vez mais necessária de ser difundida e praticada.

O impulso da Economia Circular

A reciclagem é a mola propulsora da Economia Circular, que envolve a prática de manter os recursos em uso o maior tempo possível, utilizar um produto da maneira mais eficiente que puder, além de recuperar e regenerar materiais em todo o seu ciclo de vida.

A ação reflete positivamente não só no meio ambiente, com o fato de não o poluir e poupar recursos finitos para sua fabricação, como também tem grande valia no setor social. Milhares de empregos são gerados em cooperativas e empresas que se dedicam a coletar os resíduos recicláveis e fazer valer a máxima de que, na natureza, nada se perde, tudo se transforma.30

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close