baleia beluga encontrada no mar da Noruega no dia 26 de abril voltou a chamar atenção ao devolver um celular que caiu no mar.

Segundo o “Business Insider”, desde que foi vista pela primeira vez, a baleia circula pelas águas de Hammerfest e interage com frequência com os barcos. Muitas vezes pede comida aos pescadores, reforçando a tese de que ela está acostumada com o contato humano e não sabe se alimentar sozinha.

Gentileza

Um grupo de amigos decidiu ver de perto o animal e durante o passeio um dos celulares caiu no mar. A baleia pegou o objeto na água e o devolveu para o choque dos presentes.

“Nós nos deitamos no cais para olhar e esperamos ter a chance de interagir”, disse Ina Mansika ao site “The Dodo”. “Eu tinha esquecido de fechar o bolso da jaqueta e meu telefone caiu. Presumimos que estava perdido para sempre, até que a baleia mergulhou de volta e voltou alguns instantes depois com meu celular na boca!” (veja o momento no vídeo abaixo)

“Todo mundo ficou tão surpreso. Quase não acreditamos no que vimos”, continuou ela. “Fiquei super feliz e agradecida por ter recuperado meu telefone”.

Envolvimento russo

Apesar do gesto ser entendido como algo fofo, especialistas alertam que pode indicar que o animal foi treinado. Alguns boatos sugeriam que a baleia seria uma “espiã” treinada pela marinha russa.

Em entrevista à rede americana “CNN”, o biólogo marinho Jorgen Ree Wiig disse acreditar que a baleia veio da região de Murmansk, na Rússia, e foi treinada pela marinha russa. Segundo ele, a marinha russa é conhecida por usar belugas em operações militares como guardar bases navais, ajudar mergulhadores e encontrar equipamentos perdidos.

No dia 8 de abril, autoridades russas prometeram libertar dezenas de orcas e belugas capturadas no extremo oriente russo e que estavam amontoadas em tanques desde o verão, uma situação que comoveu ambientalistas e gerou abaixo-assinado endossado pelo ator Leonardo DiCaprio.

Eram 11 orcas e 93 belugas, cuja situação expôs o comércio destes mamíferos marinhos para os parques de diversões aquáticos. Apesar das especulações, a Rússia não se pronunciou sobre o caso da beluga encontrada na Noruega.

“Quer isso seja verdade ou não, parece que a baleia foi claramente treinada sob os cuidados dos humanos por um bom tempo”, disse Catherine Kinsman, co-fundadora do Canadian Whale Stewardship Project.

Segundo a agência Gazeta Russa, golfinhos e focas foram, de fato, treinados pelas marinhas soviética e russa para transportar ferramentas para mergulhadores durante consertos de barcos e submarinos, mas os militares pararam de utilizar mamíferos para lançar ataques há muitos anos.

Cientistas do Instituto de Ecologia e Evolução A.N. Severtsov, em Moscou, relataram à BBC que os militares russos ainda trabalham com um número limitado de baleias brancas, ainda que para fins pacíficos.

Ainda segunda a Gazeta Russa, a equipe da empresa de São Petersburgo que supostamente produziu o equipamento envolto no animal confirmou que o modelo de “coleira” foi produzido antes de 2010 e afirmou que as belugas são geralmente usadas para localizar navios e equipamentos naufragados.

De acordo com o “Washington Post”, as autoridades norueguesas agora estudam maneiras de salvar o animal. Uma das possibilidades é levá-la para um santuário de belugas na Islândia, já que ela corre o risco de morrer por não saber se alimentar no mar.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte