Livro: Admirável Mundo Novo

Autor: Aldous Huxley

Páginas: 314

Editora: Globo

Tradução: Lino Vallandro / Vidal Serrano

 

Prestes a completar 90 anos de sua primeira edição, o livro Admirável Mundo Novo continua mais presente do que nunca nas mãos dos leitores brasileiros. Há semanas, essa obra de Aldous Huxley, ocupa a lista dos dez livros mais vendidos no Brasil. Há diversas edições em língua portuguesa com preços para todos os bolsos.

Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo é uma obra distópica a história de uma sociedade futura em que seus habitantes passam por um condicionamento biológico e psicológico para aceitarem viver em um mundo novo, formado por castas e leis que mantém sob mão de ferro uma harmonia utópica, dirigida por um governo central.

Este novo mundo mostra uma sociedade organizada segundo princípios estritamente científicos, com manipulação genética, onde a literatura, a música, o cinema, a publicidade só têm a função de solidificar a alienação do povo, promovendo um universo de informação e comunicação que exalta o avanço tecnológico, a produção em série das coisas e uma enorme a uniformidade contra a diversidade — quem não pensa igual aos parâmetros determinados pelo governo torna-se pária, perder seus poucos privilégios e é severamente castigado.

Em 1868, o filósofo John Stuart Mill, em um discurso no Parlamento britânico, deu ênfase ao termo distopia para indicar o oposto da utopia, afirmando que “o que é demasiadamente bom para ser tentado é utópico, o demasiado mau é distópico”. Huxley apresenta ao público uma sociedade pré-condicionada a partir do autoritarismo, da manipulação genética e dos efeitos da propaganda subliminar inserida na música, nas leituras e no cinema como formas de manietar a população, promovendo as diferenças socias por meio de castas: eu sou isso, você é aquilo, e não nos misturamos. Cada casta vive sua própria realidade enquanto os governantes se refestelam no poder, usando o medo e a mentira como ferramentas de dominação.
O personagem Bernard Marx, um psicólogo, ao sentir-se inadequado quando se compara aos outros integrantes de sua casta, descobre uma reserva histórica que preserva costumes de uma sociedade anterior. Assim, Bernard vai perceber as diferenças entre esta civilização e a sua, surgindo um sentimento de inconformismo que o fará desafiar o mundo.
Vale a pena ler este livro e verificar que muitas previsões feitas por Aldous Huxley (membro de uma família de polímatas) acabaram por ser confirmar ao longo do século XX, como a tecnologia reprodutiva (bebê de proveta e clones), as técnicas de aprendizado durante o sono e a manipulação pelo condicionamento psicológico.

Clique aqui para ler o livro em PDF.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN