Livro: Democracia e Segredo

Autor: Norberto Bobbio

Páginas: 83

Editora: Editora Unesp

Ler Norberto Bobbio é sempre enriquecedor, porém nestes tempos bicudos em que a democracia parece estar encurralada, ler seu livro “Democracia e Segredo” é uma fresta de luz no meio da escuridão. Bobbio, um dos maiores cientistas políticos do século 20, já no início e final dos anos de 1980 chamava a atenção do mundo para os negócios “em segredo” dos países democráticos do Ocidente.

Combatendo a tendência da existência do “estado invisível” (um verdadeiro celeiro para a corrupção e seus escândalos) incompatível com a democracia (que só viceja e se fortalece no “estado visível”), Bobbio escreveu que “é por trás do véu da invisibilidade que amadurecem e se difundem os grandes e os pequenos vícios que minam pela raiz os sistemas democráticos”. Bobbio, rechaça a existência de “subgovernos” para afirmar que ou a democracia é um governo aberto, com licitude e transparência, prestando conta dos atos dos governantes em favor dos governados, ou então o que se tem é um “criptogoverno” agindo na mais absoluta obscuridade.

“Em um regime democrático é absolutamente inadmissível a existência de um poder invisível que atue paralelamente ao poder do Estado”, enfatiza Bobbio. Esse tipo de poder paralelo se constata quando ações prejudiciais ao Estado, ao Povo e ao próprio Governo, saem da invisibilidade e ganham luz na visibilidade e o governo instituído e prejudicado não age para combater o ilícito com o rigor constitucional, como a intervenção do ministro do Meio Ambiente do Brasil que, recentemente, impediu a Polícia Federal de barrar uma ilicitude altamente nociva para a Nação.

Afirmando que não há democracia sem opinião pública, Bobbio finaliza este livro destacando que “onde há um tirano, há um complô: se não há, é criado. O conjurado é a contrafigura necessária do tirano”. Isto é, o tirano sempre precisa de um complô para se autoafimar e isso é incompatível com a democracia.

Clique aqui para ler o livro em PDF.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN