Livro: Povo, Poder e Lucro

Autor: Joseph E. Stiglitz

Editora: Record

 

Povo, Poder e Lucro é um livro revelador e ao mesmo tempo assustador, porque nos remete de encontro a verdade inconvenientes da economia do mundo ocidental, principalmente a economia que circula em torno do esgotado modelo de capitalismo criado pelos Estados Unidos.

O autor, Joseph E. Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e professor na Universidade de Columbia, New York, e que foi vice-presidente do Banco Mundial para políticas de desenvolvimento, nos oferece nesta obra uma visão atualíssima da situação econômica do mundo e propõe modelos para a instalação de um “capitalismo progressista para uma era de descontentamento”.

Ao ler este livro, o leitor tomará ciência da real situação que nos atinge direta e indiretamente como um país-satélite dos Estados Unidos. A recusa brasileira de se inserir no protagonismo econômico e político no mundo, como cabeça líder de um continente, a América do Sul, nos deixa cada vez mais vulneráveis e à mercê das trapalhadas dos governos estadunidenses.

Stiglitz sustenta nesta obra que os super-ricos (o 1% da população mundial que detém a riqueza de mais da metade da população do planeta em suas mãos) formularam uma estratégia de dominação do capitalismo centrada no tripé: fraude, privação de direitos e desempoderamento. Por meio dessa tríade, eles ficam cada vez mais ricos enquanto a grande maioria da população mundial reverbera na ignomínia da miséria.

O resultado, claro e evidente, é mais do mesmo: “uma economia, uma política e uma sociedade cada vez mais disfuncionais”, com crescente ataques à ciência e às instituições. E fica patente que uma economia deformada cria indivíduos deformados e uma sociedade deformada, afirma Stiglitz.

Apesar dos prognósticos ruins, Joseph E. Stiglitz acredita em uma virada e afirma, categoricamente, que “somos melhores do que aquilo em que estamos nos transformando”. É isto que o leitor vai encontrar ao abrir este livro atualíssimo e altamente instrutivo, principalmente para aqueles que querem entender esta junção entre economia e política na geração de riqueza e de pobreza e, de como, dependendo do tipo de governo que um país escolhe, seu povo será sacrificado ou beneficiado com os recursos que detém.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN