País, que já contava com o Botobus, investe agora em uma tecnologia que amplia a eficiência energética do veículo e garante que ele não emita gases poluentes.

A população mundial cresce cada dia mais e junto com ela, consequentemente, aumentam o trânsito e o número de prédios, carros e de pedestres nas ruas. Para controlar a situação e minimizar os problemas, governos de todo o mundo têm trabalhado para garantir um desenvolvimento sustentável.

Diante deste cenário tem se destacado as questões de mobilidade urbana. Alternativas como faixas de ônibus, ciclovias, incentivo a carros híbridos e elétricos, entre outras, tem dominado as políticas públicas nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Paris e Londres.

Mas agora é a vez da cidade de Istambul, na Turquia, que traz uma novidade para o transporte público. A capital colocou em circulação, em setembro, o primeiro ônibus do país que opera com uso de energia solar.

Como funciona?

Apesar de utilizar combustível tradicional no motor (diesel), as telas sobre o veículo fornecem energia para as catracas, altofaltantes, câmeras, conexão à internet via wi-fi e até carregadores de celular. O sistema também permite uma carga extra para a bateria do automóvel, aumentando a eficiência energética.

Dessa forma, é possível dizer que a tecnologia instalada no veículo, por ser mista, amplia a eficiência energética e garante que ele não emita gases poluentes e nocivos à saúde e ao aquecimento global.

Apresentado em uma conferência para a imprensa em Topkapi, onde fica a primeira estação da rota do coletivo, o veículo passa por Eminönü, palco de grande parte das atrações históricas de Istambul, como a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia. A ideia é que ele circule por um trajeto com grande apelo turístico.

Turquia já tinha iniciativa parecida

A Istanbul Electric Tram and Tunnel Company (IETT), empresa pública responsável pelo serviço de transportes da capital turca – e, claro, pelo ônibus movido a energia solar –, já havia apresentado um ônibus ecologicamente correto em 2014.

Chamado de Botobus, o veículo circula com plantas sobre o teto, de modo a compensar as emissões de gás carbônico. O país vem trabalhando ativamente para reduzir sua pegada de carbono e aumentar a utilização de energia renovável. Atualmente, já conta com um dos mais altos índices de capacidade de geração de energia solar da Europa.

 

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte