Gigante mundial de embalagens financiará projetos para criação de embalagens sustentáveis que reaproveitam recursos utilizados em produtos antigos

Ao longo da evolução da sociedade, tecnologia e dos hábitos de consumo, uma coisa jamais deixou de fazer parte do nosso dia a dia: a embalagem. Praticamente não há qualquer tipo de produto industrializado que não chegue aos supermercados e lojas com embalagens cada vez mais chamativas e impressionantes. Porém, todo este esforço para chamar a atenção dos consumidores também gera um grande impacto ambiental… Muitos recursos naturais são utilizados para produção, montagem e entrega destas embalagens.

Para tentar inverter este cenário, a Tetra Pak anunciou parceria com a Fundação AFID Diferença e também com a TOUCH para o lançamento de um projeto de reciclagem que promete revolucionar as embalagens, pelo menos em Portugal, onde a iniciativa foi divulgada. Chamado de “Revolta das Embalagens”, o projeto visa a confecção de produtos com design ecossocial e que reutilizem os resíduos normalmente aplicados nas embalagens da Tetra Pak. Inicialmente os esforços serão destinados em uma das embalagens mais comuns, as cestas de compra, chamadas em Portugal de Alcofas.

O projeto contará com uma oficina de trabalho financiada pela Tetra Pak e onde a Fundação AFID Diferença trabalhará na produção e comercialização destes produtos, criando um método sustentável e social de trabalho. Já a empresa TOUCH será a responsável por firmar parcerias para popularização das embalagens ecossociais.

“O projeto Revolta das Embalagens atua em uma vertente ambiental e social, indo completamente ao encontro do posicionamento da Tetra Pak. Através do apoio a este projeto, pretendemos criar um modelo que seja visto como uma referência no âmbito da responsabilidade social. O objetivo é estabelecer e consolidar uma relação de ajuda social entre todas as entidades envolvidas, com benefícios sociais reais associados e agregados, não só para os envolvidos no projeto, como também para a sociedade em geral”, afirmou a responsável pela área ambiental da Tetra Pak, Ingrid Falcão.

Reciclagem de embalagens

Assim que o projeto for implementado, a fundação AFID Diferença irá promover uma campanha para recolher as embalagens da Tetra Pak em empresas, comércios, escolas, hospitais, residências etc. Em comunicado, a gigante mundial de embalagens também anunciou que esta iniciativa irá ampliar sua política existente de recolhimento de embalagens que é praticada há alguns anos. A ideia é promover maior consciência ambiental nos consumidores e na sociedade de uma maneira geral.

“Combinar a vertente ambiental com a social é o melhor de dois mundos. Através desta iniciativa iremos investir na integração social e ocupacional dos nossos profissionais, que contribuirão com o seu talento para a criação de uma marca de design ecológica. Pensamos que será um sucesso econômico e sustentável em um futuro próximo. É esse o nosso objetivo e é para isso que vamos trabalhar”, acrescentou a diretora da Fundação AFID Diferença, Lutegarda Justo.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte