OInstituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação, lançou a revista Superbraille, uma história em quadrinhos que acompanha a trajetória de um super-herói cego. A publicação, elaborada em braile e para pessoas com baixa visão, tem distribuição gratuita e trimestral, podendo ser adquirida por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado no portal do Órgão (Acesse o link abaixo).

Produzida pela Imprensa Braille do IBC, a edição contabiliza 2,8 mil exemplares e tem como público-alvo as pessoas com deficiência visual, que podem adquirir a revista avulsamente ou solicitar que sua escola, biblioteca ou centro de apoio realize o pedido institucional. Inicialmente, a versão ampliada será distribuída apenas para essas instituições.

Superbraille, a identidade secreta do pré-adolescente Luís, já é conhecido pelos leitores da Revista Pontinhos. O personagem foi criado em 2019 para a edição comemorativa de 60 anos, mas fez tanto sucesso que agora ganhou uma revista exclusiva, em volume separado, com suas aventuras e sugestões sobre acessibilidade. O herói tem o superpoder de converter textos impressos no sistema comum de escrita em textos em braile.

Os dois primeiros números reunirão contos já publicados na Revista Pontinhos, numa retrospectiva do super-herói. Nessa revista de estreia (#TBT#), o leitor encontrará os enredos “Como tudo começou”, “Aproveitando as férias…”, “Ele é o máximo!”, “Covid-19”, “Comemoração” e “A praia”. A partir da terceira edição, terão início as histórias inéditas com novas aventuras do Superbraille.

Além de promover a imaginação e a fantasia, Superbraille tem uma concepção didática, sendo um recurso importante para o aprendizado em sala de aula, já que combina o hábito da leitura desde a infância com a promoção de conhecimento linguísticos, como ortografia e pontuação, e desperta debates como a falta de acessibilidade.

Revista Pontinhos

Lançada em 1959, a publicação do IBC reúne poesias e textos em prosa de autores consagrados, além de passatempos e curiosidades para que a criança aprenda se divertindo. É distribuída gratuitamente para todo o Brasil e ainda para países das Américas do Sul e do Norte, África e Europa, exclusivamente a pessoas com deficiência visual e instituições sem fins lucrativos que atendam a esse público.

A partir da edição 307 (ano 2000), a Pontinhos passou a ter o conteúdo disponibilizado no site, em um formato que permite a impressão em braile. Mais informações sobre esse recurso pelo telefone: (21) 3478-4531.

 

Acesse o link de solicitação da revista Superbraille.

FONTE: Governo Federal

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN