Lelé Arantes

Os borboremenses reelegeram Vladimir Antonio Adabo a prefeito, com 3.827 votos, ou seja 46,95%. Ele disputou a Prefeitura concorrendo com outros três candidatos, e manteve na sua chapa a vice-prefeita Sheila Maria Gonçalves de Oliveira. Os dois são do Patriota e elegeram seis dos nove vereadores: Cabrita (Marcos Antonio Rodrigues) e Rogéria Gomes Milaus, do Patriota; dois do PL, Carlinhos P. Galinha Preta, o mais votado do pleito, e Ricardo Penariol, e dois do PP, Eduardo Gomes e Professor Carlos Torres.

O prefeito de Borborema, Vladimir Abado. (Foto extraída do site:https://www.unisdr.org/campaign/resilientcities/cities/brazil/sao-paulo/borborema-sao-paulo)

O município de Borborema tem 16.164 habitantes num território de 552 quilômetros quadrados. Tem um PIB per capita na ordem de R$ 25.908,07 que o coloca em sexto lugar na sua região de referência, que é Bauru, ocupando a posição 319º no estado. Seu índice de IDH é 0,730, que põe o município posição 1.021ª no Brasil.

O salário médio do município gira em torno de 1,9 salário mínimo para a uma população ocupada em torno de 19,6%, enquanto 27,1% sobrevivem com menos de um salário mínimo e meio. Ou seja, um quarto da população ativa sobrevive com cerca de 500 reais mês (97 dólares mensais, cotação de 20/11/2020).

Com o fim da pandemia do Covid, Borborema deverá retomar as atividades turísticas. Dentre seus atrativos está o “Caminho Caipira”, apostando no agro-ecoturismo. Essa iniciativa resgata o jeito simples de levar a vida no campo, compartilhando com amigos, caminhantes, ecologistas e todos aqueles que gostam de bons momentos de paz, tranquilidade e harmonia com a natureza. Oferta imperdível: as delícias de uma gostosa comida caipira feita no fogão à lenha. À frente está a bibliotecária Marciana Gomes Lopes, moradora do bairro Tanquinho, uma das pioneiras na implantação do Caminho do Padre Mariano, entre Engenheiro Schmitt e Cedral.

Também há o “Caminho da Fé”, que se inicia no Monumento do Peregrino, na Praça Cônego Heriberto Goethersdorfer e segue até São Carlos, com 206 quilômetros de extensão. A Praia do Juqueta, no rio Tietê, oferece pesca e pesca esportiva, passeios náuticos, áreas verdes, recreação e restaurante, com shows ao vivo. O Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 12 de outubro de 1992, por D. Constantino Amstalden, é o quinto do Brasil, com destaque para pinturas artísticas em grafite. Há o “Território dos Enxovais e Bordados” e a feira-livre aos sábados, que é uma tradição regional.

Monumento do Peregrino marca o início do Caminho da Fé, do Ramal Centro Paulista. (Foto extraída do https://sites.google.com/a/oswaldobuzzo.com.br)

O município conta com estação tratamento de esgoto, com reator anaeróbico mais lodos ativados, atingindo a coleta e tratamento de 94,7% de seus esgotos. O município ocupa a 295ª colocação no ranking ambiental paulista de 2019, medido pelo Programa Município Verde-Azul-PMVA.

Distante 385 quilômetros da capital, Borborema surgiu em 1902, segundo histórico do IBGE, com o nome de povoado de Fugidos. Esse nome se deve a três negros teriam fugido da escravidão e se aposseado de terras nas margens de um ribeirão. No ano seguinte, tornou-se São Sebastião dos Fugidos, até se chamar Borborema, em 1909.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN