Pesquisadores das universidades Yale e de Oxford descobriram um animal marinho similar a um crustáceo de dois metros de comprimento, que vagava pelos mares há 480 milhões de ano e tinha hábitos alimentares semelhantes aos das baleias de hoje em dia. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (12) na revista científica Nature.

A criatura “teria sido uma das maiores a viver nesta época”, afirma a zoóloga Allison Daley, pesquisadora da Universidade de Oxford e uma das autoras do estudo. Ela tinha na cabeça uma rede de espinhos que filtrava os alimentos e é o mais antigo representante conhecido até hoje dos gigantes aquáticos que se alimentam filtrando a água do mar, como as baleias.

A nova espécie foi batizada Aegirocassis benmoulae em homenagem ao caçador de fósseis Mohamed Ben Moula, que fazia buscas no Marrocos. O animal faz parte da família extinta dos anomalocaridídeos, animais marinhos que surgiram há 520 milhões de anos. Até hoje, porém, a maior parte dos desses animais descobertos eram predadores que se encontravam no topo da cadeia alimentar, próximos aos tubarões de hoje em dia.

Peter Van Roy, um dos autores do estudo da Universidade Yale, utilizou um novo método de análise de fósseis que permitiu ter uma visão 3D do animal, a partir de fósseis encontrados no Marrocos e vindo de coleções do Museu Peabody de Yale, do Museu Real de Ontário e do Smithsonian em Washington.

A pesquisa conseguiu, assim, mostrar que o Aegirocassis benmoulae tinha uma espécie de barbatana de cada lado do corpo, que seriam ancestrais da fileira dupla de patas característica dos artrópodes, invertebrados recobertos de uma carapaça como os crustáceos, as aranhas e os insetos. Os artrópodes são, então, os “primos” mais próximos do hoje desaparecido Aegirocassis.

(Com Agência France-Presse)

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN