A prefeitura de Rotterdam, na Holanda, está considerando introduzir um novo tipo de pavimento. O país deve ser o primeiro no mundo a construir suas ruas com garrafas plásticas. O anúncio foi realizado este mês pela empresa VolkerWessels.

O plástico é uma alternativa mais sustentável ao asfalto, responsável pela emissão de 1,6 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano no mundo todo, quase 2% de toda poluição gerada nas estradas e ruas do planeta.

Além disso, a estrada feita inteiramente com plástico reciclável precisaria de menos manutenção do que o asfalto e seria capaz de aguentar grandes variações de temperatura, entre -40°C e 80°C. De acordo com os inventores, as estradas poderiam ser construídas em questão de semanas, ao invés de meses, e durar três vezes mais.

estrada-plastico

Em entrevista ao jornal The Guardian, Rolf Mars, executivo da VolkerWessels, contou que o plástico oferece todos os tipos de vantagem, comparando-se ao modo como as ruas e estradas são feitos atualmente, tanto na construção das ruas como na manutenção delas.

Como partes da estrada serão pré-fabricadas para, em seguida, serem transportados para o local, isso representa um menor tempo de construção, manutenção e obras rodoviárias.

Apesar do projeto estar em fase conceitual, diretores da VolkerWessels disseram que a empresa pretende instalar a estrada totalmente reciclada dentro de três anos.