Lelé Arantes

O advogado Ruggero Felipe Menezes dos Santos, de 26 anos, nascido em 1 de março de 1994, em Balsas, foi eleito prefeito de Riachão com 5.613 votos, 45,88% da votação válida, pela coligação que reuniu os partidos Patriota, PT, PSDB, PC do B e MDB. O vice-prefeito é Lenício Figueredo Fonseca, de 48 anos, do PC do B. Este grupo elegeu cinco vereadores, todos do PSDB.

O jovem advogado Ruggero Felipe, de 26 anos, eleito prefeito. (Foto extraída do blog de César Durans)

Segundo o Infosanbas, 94% dos moradores da área urbana de Riachão tem água tratada. Na questão do saneamento, o Município contratou recentemente um Plano Municipal Básico e um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O esgotamento sanitário é praticamente inexistente: 68% usam fossa rudimentar, 12% usam fossas sépticas, 11% usam valas, 5% usam outros métodos, 3% não tem nenhum de escoamento de esgoto. Todo o esgoto produzido na cidade é despejado nos riachos Frutuoso e Angical. Além do enorme trabalho que terá pela frente no setor de saneamento, o novo prefeito Ruggero precisa enfrentar a questão do emprego e renda. Mais da metade dos riachoenses (52,5%) vive com menos de meio salário mínimo, em que pese o PIB per capita ser de R$ 15.759,97 (2.929,36 dólares, cotação de 21/11/2020), ou seja, está entre os vinte maiores do Maranhão: é o 4º maior da região de Balsas, o 17º do estado e 2.920º do Brasil. Mas apenas 7,2 % da população tem ocupação formal com um média salarial de 1,9 mínimo.

Igreja da Matriz de Riachão. (Foto extraída do site https://www.amochilaeomundo.com em janeiro de 2020 postada por Renan)

O município tem diversos pontos turísticos, como a Cachoeira do Cocal, onde há um poço azul com águas cristalinas, o Balneário Frutuoso, com piscinas naturais e restaurantes, com quadras de vôlei e futebol; e a Chapada das Mesas (Riachão/Carolina) e suas belezas naturais, que é muito visitada em julho.

Seu IDH é de 0,576, ocupando a 4,718ª posição no Brasil, enquanto o IDEB é de 4,5 nos primeiros anos do ensino fundamental, abaixo da média nacional. Na saúde, seu índice de mortalidade infantil é de 13,74 por mil nascidos vivos.

A 790 quilômetros da capital, São Luís, o município de Riachão tem uma população estimada em 20.334 habitantes pelo IBGE e um território de 6.373,031 quilômetros quadrados, o 9º maior do estado. A cidade tem origem em um antigo povoado, chamado Riachão Velho, fundado por Elias Ferreira Barros por volta de 1808, a quatro quilômetros de onde está atualmente a cidade, que mudou de lugar em 1813. Em 19 de abril de 1833, um ato oficial do governo imperial, lhe conferiu a categoria de vila e estabeleceu a freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Riachão.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN