Lelé Arantes

Fernando César Fernandes, 53 anos, foi reeleito prefeito de Senador José Bento com 1.300 votos, equivalente a 71,43% da votação válida. A empresária Andreia Regina Inácio Meira, de 48 anos, foi eleita vice- anos, e elegeu sete dos nove vereadores pelo Patriota: Odilon Ferreira dos Santos Junior, o Didi do Ônibus; Enrique Demétrio Fraga, o Enrique do Vandir; Luana Maria Peixoto Alves, a Luana do Posto de Saúde; Alexandre Fernandes, o Xandi; Valdemir Adenilson de Lima, o Silvio Santos; Marcelo Evaristo Pinto, o Marcelo do Lindo, e Vanderléia Dionisio e Silva, a Vanda.

O prefeito Fernando visita obras da Ponte dos Ramos, no seu município. (Foto extraída do https://www.facebook.com/prefeituradesenadorjosebento, postada em 13/05/2020 às 17h05)

Município com a menor densidade demográfica do Sul de Minas, Senador José Bento surgiu por volta de 1922 como colônia agrícola no município de Pouso Alegre para abrigar imigrantes alemães, lituanos, russos, estonianos e italianos. A Colônia Padre José Bento virou um povoado e em 27 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual, pela lei n° 336, tornou-se distrito de paz, já com o nome de Senador José Bento que, em 30 de dezembro de 1962 foi elevado à categoria de município. 

Atualmente, o município tem um PIB per capita é de R$ 13.565,68 (2.521,50 dólares, cotação de 21/11/2020), sendo o 13º maior da região de Pouso Alegre, o 438º do estado e 3290º do Brasil. O salário médio do município é de 1,6 mínimo para os 15,1% da população ocupada, enquanto 37%  sobrevivem com renda inferior a meio salário mínimo.

Vista parcial da cidade de Senador José Bento. (Foto de Rildo Silveira extraída do https://www.conhecaminas.com)

Seu IDH tem índice de 0,684, ocupando 2.332º ª posição no Brasil. Seu IDEB é 6.5, nos primeiros anos do ensino fundamental e 4,6 nos anos finais. Na saúde, seu índice de mortalidade infantil chegou a 133,33 por mil nascidos vivos em 2017. Uma das mais altas do Brasil.

No setor de saneamento básico não há informações do Infosanbas sobre a situação na região urbana, mas, segundo os dados do IBGE, em 2010 apenas 35,9% tinha esgotamento sanitário adequado. O município possui Política Municipal de Saneamento Básico e possui Plano Municipal de Saneamento Básico e com certeza esses números devem mudar com o novo censo.

VIII Festa do Carro de Boi em Senador José Bento. (Foto extraída do Facebook da Prefeitura de Senador José Bento)

A 428 quilômetros Belo Horizontem, o município de Senador José Bento tem uma população estimada em 1.461 habitantes pelo IBGE e um território 93,892 quilômetros quadrados, pontilhado de belezas naturais como o Pico da Bela Vista, que é o ponto mais alto. A altitude da montanha é de 1.558m e da cidade é de 887m. A cachoeira da Tronqueiras, no bairro da Boca da Onça, é uma região apropriada para off road, trekking, ciclismo, corrida de montanha, enduro, etc. que atraem os turistas.

A origem do topônimo deve-se ao padre José Bento Ferreira de Mello, primeiro vigário de Pouso Alegre, que se tornou senador do Império.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN