Lelé Arantes

O médico João Alberto Vieira Rodrigues, de 40 anos, e filho do atual deputado federal e ex-governador de Goiás, Alcides Rodrigues, foi reeleito prefeito de Santa Helena de Goiás com 11.365 votos, 56,36%. Seu vice-prefeito é Agenor Procópio, 67 anos. Em uma coligação que reuniu nove partidos Patriota, Republicanos, Cidadania, Solidariedade, PP, PDT, PL, DEM  e PSDB foram nove eleitos dos 13 vereadores, sendo 4 vereadores pelo Patriota: Francisco Dantas da Silva, o Chico Vassoureiro; Celso Oliveira de Paula, o Celsinho de Paula, Áureo Bueno da Silva Neto e Simão Vieira Mota; dois do PDT, Aduil Júnior e Gilmar da Garagem; um do Republicanos, Silvio Marques; um do PL, Wellington Barbosa da Rádio e um do DEM, Jânio Bertoldo.

O prefeito reeleito, João Alberto, e seu pai, o atual deputado federal e ex-governador Alcides Rodrigues. (Foto extraída do https://www.facebook.com postada em 08/10/2020 às 21h13)

A 205 quilômetros da capital, Goiânia, a cidade de Santa Helena de Goiás brilha no sudoeste goiano, ostentando um PIB per capita é de R$ 26.559,97 (4.936,79 dólares, cotação de 21/11/2020 que é o 82º do estado e 1.554º do Brasil. O salário médio do município é de 2,2 mínimos para os 17,7% da população ocupada, enquanto a 32,9% sobrevivem com renda inferior a meio salário mínimo. Investir na agroindústria é uma das tarefas que o prefeito implementou para melhorar a taxa de emprego e renda do município.

Um estudo de 2012, feito por alunas de Administração da Universidade Estadual de Goiás – UEG, unidade de Santa Helena, Eliete Aparecida Yokome, Raquel Lemes dos Santos e Tainara Bezerra Ribeiro, orientadas pela doutora Divina Aparecida Leonel Lunas, deve ser levado em conta pelo prefeito atual. O estudo diz que “devido ao perfil da população de Santa Helena de Goiás recomenda-se que as políticas públicas deveriam ser focadas na melhoria da qualificação da mão-de-obra favorecendo um ganho da renda dos trabalhadores. Esta qualificação no longo prazo traria benefícios para todas atividades econômicas já que maiores rendas significam um maior mercado consumidor que gera necessidade de mais emprego, criando um ciclo virtuoso na economia.”

Vista panorâmica de Santa Helena de Goiás, em fotografia de Manoel Paiva.

Distante 205 quilômetros de Goiânia, o município de Santa Helena de Goiás tem uma população estimada em 38.808 habitantes pelo IBGE e um território 1.141,389 quilômetros quadrados. Ela foi fundada em 8 de outubro de 1938, com o nome de Ipeguari. No setor de saneamento básico, a cidade tem 65% de esgotamento sanitário adequado, 28% usam fossa rudimentar e 6% usam fossas sépticas; a água potável chega a 89% da população e a coleta de lixo atende 99%.

Seu IDH está no nível alto, com o índice de 0,724, ocupando a 1.191ª posição no Brasil. Seu IDEB é 6,1 nos primeiros anos do ensino fundamental. Na saúde, seu índice de mortalidade infantil é de 12,66 por mil nascidos vivos.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN