Título: A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas

Autora: Maria José Silveira

Editora: Globolivros

 

Se o leitor ou a leitora pudesse acompanhar, como em um filme, a sua ascendência passando de mãe em mãe até chegar à primeira mãe em 1500…

Pois é. A antropóloga e escritora Maria José Silveira fez isso no livro A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas. Ela começa com a história de Inaiá que nasceu justamente no dia da chegada dos portugueses às costas do A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas Brasil, em Porto Seguro. Este parto indígena é a ponta do fio condutor que apresenta aos leitores a filha de Inaiá, Terebeté, que se torna antropófaga e come o pai da sua filha Sahy que por sua vez vai gerar Filipa que nos dará Maria Cafuza e dessa teremos Maria Taiaôba que vai parar Guilhermina… até chegarmos a Amanda, em 2001!

Maria José nos leva pelos olhos ávidos à história de cada uma delas e de seus homens, nos apresentando fatos interligados à história do Brasil. Ela recompõe este mosaico como a mitológica Ariadne deixando o fio por entre as paredes do labirinto para que o leitor, como Teseu, possa reencontrar cada período de nossa história.

A construção desse romance pela autora Maria José Silveira, por meio de uma escrita bem-humorada e muito sóbria, como quem está narrando causos para uma plateia difusa, é como um “retrato das mulheres brasileiras, que, em todas as suas diferenças, podem ser descritas de diversas formas, menos como frágeis e submissas”, conforme registro da Harvard Review.

Ao ler este livro e conhecer a narrativa de cada uma delas, o leitor e a leitora se verão no centro dos episódios históricos e encontrarão nas suas vidas uma perspectiva singular dos acontecimentos. São pouco mais de 300 páginas de pura história, onde a ficção mescla a realidade de cada época.

 

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN