Título: Alma & Política – Um regime para o seu partidarismo

Autor: Nilton Bonder

Editora: Rocco

Numero de páginas: 190

 

Neste livro fenomenal, o rabino brasileiro Nilton Bonder traz uma discussão interessante ao descartar o ditado de que “gosto, política e religião não se discutem”. Em Alma & Política – Um Regime Para o Seu Partidarismo, lançado pela Editora Rocco, o autor nos convida a um passeio pelo mundo moderno onde a intransigência e os antagonismos levaram a discussão política para polos extremos, fazendo despontar a intolerância numa época em que a diversidade de pensamentos parecia estar consolidada.

Para Nilton Bonder, diligente estudioso das escrituras sagradas e autor de vários livros de conteúdo religioso, o embate entre direita e esquerda faz parte das  tradições humanas desde os tempos imemoriais, afirmando que o intransigente e o leniente deram origem ao conservador e liberal, à direita e à esquerda, que nada mais são do que pensamentos, opiniões e julgamentos que formam padrões de comportamento dos seres humanos desde que nos distinguimos dos nossos primos ancestrais, os chimpanzés.

Com sete capítulos, Bonder nos dá uma aula do envolvimento da alma com a política, começando pelo capítulo “A alma como padrão existencial — A identidade cerebral”, onde se inicia a separação entre os conceitos de direita e esquerda. Esse estudo nos leva a entender que a tendência política e nossas inclinações partidárias e ideológicas estão carimbadas em nossa alma. Nós somos atraídos pelos partidos de acordo com as nossas afinidades de alma. Ou seja, o emblema “esquerda ou direita” pode estar plenamente definido em nosso DNA.

Os tipos de alma são discutidos no segundo capítulo, nos oferecendo um caminho para entender nossos pensamentos políticos e as distinções entre as almas. O terceiro capítulo trabalha conteúdos de “Alma e Política” tais como “pensar e política”, “pensar e julgamento”, “o lugar da alma” que formam o tripé do pensamento. O quarto capítulo faz uma radiografia do “Histórico da Alma”, nos convidando para conhecer nossas interioridades na formação de nossas inclinações políticas. O quinto capítulo perpassa os “Regimes ao Partidarismo” enquanto o sexto capítulo analisa o “Regime Republicano (direita) e o Regime Democrata (esquerda)”. Deve-se esclarecer que ao usar Regime Republicano e Regime Democrata o autor não está se referindo aos dois partidos hegemônicos dos Estados Unidos. Ele usou essas designações para não ficar preso às sinonímias derivadas de capitalismo e comunismo.

O sétimo capítulo trabalha com “A Derradeira Consciência — Os Hemisférios da Alma” atuando nos conceitos de esquerda e direita a partir dos estados der alma e do divino.  Ao finalizar a leitura deste livro, o leitor terá consciência de que um novo regime político está chegando para superar conceitos antigos de direita e esquerda, ampliando os debates e promovendo mudanças fundamentais “não nas lideranças, mas no eleitor”.

Com orelha escrita pelo jornalista Fernando Gabeira, este livro tem 190 páginas recheadas de conhecimento humano. Não é um livro para leitores desavisados, é de difícil leitura e de entendimento superior.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN