Livro: Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas

Autor: Jared Diamond

Páginas: 476

Editora: Record

 

Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas, de Jared Diamond, professor de Geografia da Universidade da California – UCLA, não é um livro novo, mas continua sendo essencial para quem investe em uma carreira política e se propõe a cuidar melhor dos destinos da sua coletividade, seja ela um pequeno município, um estado ou uma Nação.

É difícil compreender que “a história seguiu diferentes rumos para os diferentes povos devido às diferenças entre os ambientes em que viviam e não devido a diferenças biológica dentre os povos” conforme nos ensina Diamond, em seu monumental trabalho de pesquisa, e deparar-se com o dilema crucial deste primeiro lustro do século 21, que é lidar com a crescente onda de racismo, preconceito e intolerância.

Conhecer nosso passado e a ocupação dos espaços geográficos pelos nossos ancestrais ajudaria bastante os nossos governantes a tomarem decisões baseadas em ciência; não apenas em ciência médica, mas em todos os modelos científicos pesquisados pelo homem. Perceber o nosso legado: aquilo que recebemos dos nossos ancestrais de tempos imemoriais e aquilo que estamos deixando para os nossos descendentes. Que mundo deixaremos para eles?

Este livro é uma narrativa que abrange essencialmente 13.000 anos de história e a ocupação dos continentes a partir das migrações constantes dos povos da África, Ásia e Europa. A história da humanidade é uma forte narrativa de grandes movimentações de povos em busca de espaço para viver melhor e garantir a sobrevivência.

Nada é novo, nada é desconhecido. E desde a Antiguidade, os povos que dominam as armas (o uso do poder bélico para matar e conquistar), os germes (a disseminação de doenças) e o aço (tecnologia para suplantar o outro e governa-lo) têm sido vitoriosos. A história do mundo é um mosaico de conquistadores e conquistados.

Ler Jared Diamond é mais que uma obrigação, é essencial.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN