Livro: Como Ganhar Uma Eleição

Autor: Quintus Tullius Cicero

Tradutor: José Ignácio Coelho Mendes Neto 

Editora: Edipro

 

Com título novo, o livro Pequeno Comentário Sobre Eleições ou Commentariolum Petitionis, em latim, chega com a boa tradução de José Ignácio Coelho Mendes Neto, com o nome propício e chamativo de Como Ganhar Uma Eleição.

À primeira vista parece mais um manual de marketing moderno e apropriado para as eleições de 2022. Mas é muito que isso. É uma obra de dois mil anos. Foi escrita pelo general e poeta romano Quintus Tullius Cicero (Quinto Túlio Cícero), irmão de Marcus Tullius Cícero (Marco Túlio Cícero), em uma época de efervescência política de Roma. Ambos contemporâneos do imperador Julio César e dos generais Antônio e Pompeu.

O livro de Quinto Cícero é descrito como um pequeno manual eleitoral que, apesar de ter sido elaborado na Roma Antiga, permanece tão atual como se tivesse sido destinado aos processos eleitorais em curso na atualidade, apesar de sua autenticidade ser objeto de críticas, porque não contém os filtros modernos para evitar o “politicamente correto” dos nossos tempos.

Foi escrito como uma série de conselhos práticos ditados por Quinto ao seu irmão Marco de como administrar com competência uma campanha eleitoral. Não esqueçamos que Marco Cícero é considerado o maior orador romano de todos os tempos e um grande escritor, portanto um intelectual de primeira linha da época áurea de Roma. Quando Quinto escreveu estes conselhos, Marco era candidato a cônsul (equivalente ao cargo de primeiro ministro nos dias atuais), posto máximo no cenário político romano, ainda em 64 a.C.

De caráter cínico e pragmático, repleto da sabedoria política atemporal de seu autor, o livro retrata a permanência das práticas, atitudes e costumes políticos que, desde tempos remotos, parecem funcionar, uma vez que Cicero foi eleito e tem seu nome gravado na história universal! É um clássico pouco conhecido, todavia de leitura obrigatória para políticos e para todos aqueles que observam e acompanham os movimentos por eles realizados para vencer uma eleição.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN