Título: Da Liberdade Individual e Econômica – Princípios e aplicações do pensamento liberal

Autor: John Stuart Mill

Editora: Faro

Número de páginas: 160

Após ler atentamente John Stuart Mill o leitor descobrirá que o pensamento liberal não tem viço nem vida quando se recusa a ouvir o outro lado, mesmo que a opinião do outro fira a nossa de forma letal. Já na capa do livro, o editor fez questão de destacar e ressaltar uma sentença de Mill: “Se apenas uma pessoa fosse de opinião contrária, a humanidade não poderia silenciar a sua voz”.

Mas Mill vai além e diz que “a única liberdade que merece o nome é aquela que busca o nosso bem à nossa maneira, desde que não procuremos privar os outros da sua ou impedir suas iniciativas de alcança-la. Cada um é guardião adequado da sua própria saúde, seja ela corporal, mental ou espiritual. Os homens têm mais a ganhar tolerando que cada um viva como lhe pareça melhor do que obrigando que cada um viva como pareça bom para o resto”. Em resumo, ele ensina que cada um cuide de sua vida e deixe o outro viver em paz.

O autor trata neste livro, que todo aspirante a político deveria ler e guardar sob o travesseiro, de três elementos basilares do pensamento liberal: da liberdade de pensamento e discussão; da individualidade como um dos elementos do bem-estar e dos limites da autoridade da sociedade sobre o indivíduo. E por fim, ele fala sobre a aplicação dos princípios que norteiam a liberdade dentro do estado liberal.

O livro Da Liberdade Individual e Econômica tem tradução de Carlos Szlak, com 160 páginas, foi publicado pela Faro Editorial. A primeira edição é de 1859. Mill viveu entre 1806 e 1873 e atuou como filósofo e economista; é considerado um dos pensadores mais influentes do século 19 e sua obra continua, 160 anos depois, atual e instrutiva. Ele conseguiu a rara façanha de ser visto como socialista pelos liberais e de liberal pelos socialistas, enquanto na verdade, ele foi um incansável defensor das liberdades individuais e da felicidade geral do povo.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN