Livro: Dez Lições Para o Mundo Pós-Pandemia

Autor: Fareed Zakaria

Páginas: 386

Editora: Intrínseca

 

O livro Dez Lições Para o Mundo Pós-Pandemia, do jornalista Fareed Zakaria, é leitura imprescindível para entender o que estamos vivendo e o que vem pela frente. Isento e imparcial, ele traz no bojo de sua obra os erros e acertos dos governantes, as implicações políticas e governativas que fizeram a Covid-19 explodir em alguns lugares como os Estados Unidos e o Brasil e a não prosperar em outros, como na Nova Zelândia e Cingapura, por exemplos. Mas não é só isso.

Munido de dados e conhecimentos, Zakaria vai mais longe e nos leva com ele para uma aventura global, abordando temas que parecem corriqueiros, mas que nunca chamaram a nossa atenção. Um exemplo para aguçar a curiosidade do leitor: os produtos de origem animal fornecem apenas 18% de calorias em nível mundial, mas ocupam 80% das terras cultiváveis do planeta”. Você provavelmente já leu isso, mas não se lembra. Ou, assim como temos o nosso Aquífero Guarani os Estados Unidos têm o Aquífero de Ogallala, que fornece um terço da água subterrânea que eles usam para irrigação agrícola?

Mas o que isto tudo tem a ver com o Coronavírus?

Pois é, esta é beleza do livro de Zakaria.

Para Zakaria, o mundo em termos de potência econômica caminha para uma nova bipolaridade, desta vez entre Estados Unidos e China, com grande probabilidade de vivermos uma nova Guerra Fria, envolvendo uma série de novas preocupações com relação à saúde, ao clima, aos esforços militares e acomodações políticas. Desta vez, a Guerra Fria poderá acontecer em torno da economia e dos deslocamentos de interesses das grandes empresas e dos países, com o retorno mais forte do globalismo multilateral.

Ele chama a atenção da população com relação aos poderes políticos e afirma que “as pessoas têm o poder de escolher em que direção querem investir e levar sua sociedade e o mundo”, lembrando que a situação atual está empurrando o mundo para uma direção como o desenvolvimento econômico criando riscos cada vez maiores para o clima, assim como, com o atual modelo, “os ricos estão se tornando mais ricos; os grandes estão ficando maiores”.

Fareed Zakaria diz que precisamos de resiliência e segurança, “caso contrário, a próxima crise pode ser a última”, Porém, como ele acentua no último capítulo: nada está escrito. Para ele, a pandemia abriu o caminho para um novo mundo e “cabe a nós abraçar a oportunidade ou desperdiçá-la”.

Clique aqui para ler o livro em PDF.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN