Título: O Que Fazer Com Os Babacas — E Como Deixar de Ser Um Deles

Autor: Maxime Rovere

Número de páginas: 160

Editora: Vestígio

 

O título parece nos remeter a um livro de autoajuda ou algo equivalente. Na verdade, é um livro interessante com viés filosófico que nos permite abrir uma pequena fresta neste nevoeiro no qual estamos todos inseridos com o advento das redes sociais e a explosão de mentiras e desinformações promovidas pelo mundo político e pela sociedade.

O Que Fazer Com Os Babacas — E Como Deixar de Ser Um Deles, de autoria do historiador Maxime Rovere e tradução de Mauro Pinheiro, é um livro atualíssimo que chega na hora certa. É uma leitura obrigatória que permite uma revisão de nossos conceitos e de nossa visão sobre o mundo porque todos temos nossos momentos de babaquices, principalmente na área política. Ou somos babacas ou vítimas dos babacas. Aprender a discernir quando você está sendo babaca talvez seja a maior vitória que conseguirá alcançar após a leitura deste livro.

Segundo o jornal francês Le Monde, o livro é na verdade um manual que nos leva uma contatação: “podemos ansiar por um mundo onde a babaquice não exista mais, mas é inútil sonhar; o mundo real permanecerá para sempre lotado de babacas, surgindo em qualquer lugar — na rua, no transporte público, no trabalho, na família —, fazendo e dizendo babaquices, sem sequer perceber”.

E qual é a definição de um babaca, segundo a língua portuguesa: “Quem se deixa enganar por ser muito ingênuo; simplório, tolo. Desprovido de inteligência, de perspicácia; idiota. Ausente de importância, de conteúdo, de interesse; insignificante.”

E a babaquice é “ação ou dito de babaca; bobagem, idiotice. Qualidade do que é superficial, do que não é interessante, pouco profundo e não importante.”

Após ler este livro, o leitor certamente evitará ser visto ou qualificado como um “babaca”, assim como saberá distinguir imediatamente quem está sendo ou não babaca.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN