Filme: À Sombra de Stálin

Elenco: James Norton, Vanessa Kirby e Peter Sarsgaard

Diretora: Agnieszka Holland

 

À Sombra de Stálin é filme que agrada a direita, desagrada a esquerda e enche de indignação boa parte das duas e todos os demais espectros da política. É uma denúncia contra o jornalismo engajado praticado pela imprensa ocidental nos anos de 1930, durante o período stalinista da União Soviética, que intencionalmente faz a vista grossa para a grande fome deliberada que assola a Ucrânia, responsável pela morte de cerca de 7,8 milhões de ucranianos (1932/1933, conhecida como Holodomor).

Apontada como celeiro da União Soviética, toda a produção de grãos da Ucrânia é levada para Moscou, deixando a população ucraniana à mercê da fome e das doenças dela decorrentes; com cadáveres espalhados por todo o território, enquanto a imprensa, representada por Walter Duranty, do The New York Times, participa de festas e orgias patrocinadas pelo regime soviético, envolvendo os demais jornalistas credenciados pelo governo, enviando para seus países apenas reportagens favoráveis à imagem de Joseph Stálin.

O filme narra e mostra tudo na figura de Gareth Jones, um jovem jornalista galês que atua como freelancer e também como assessor internacional de Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Após conseguir a façanha de viajar no avião oficial de Adolf Hitler e entrevista-lo, ao lado de Joseph Goebbels, o jovem Jones se torna um dos poucos jornalistas estrangeiros a entrevistar o chanceler alemão. De volta a Londres, ele anuncia a Lloyd George, que a guerra da Alemanha havia começado com o incêndio no Reichstag (evento ocorrido em 27 de fevereiro de 1933) e que essa informação lhe fora passada pelo próprio Goebbels. Ele orienta o primeiro-ministro britânico afirmando que a única forma de vencer a guerra contra a Alemanha (que começaria seis anos mais tarde), seria uma aliança com a União Soviética. Lloyd não apenas não acredita como o demite do cargo de assessor.

Intrigado com as reportagens positivas sobre o crescimento da economia soviética, Jones faz contas e chega à conclusão de que há algo de errado naquele país e decide entrevistar Stálin. Para ele, a URSS não tem dinheiro para tantos investimentos anunciados e decide saber quem patrocina o governo. Sem o apoio do governo de Lloyd, ele vai por conta própria à Moscou para encontrar um jornalista amigo, que foi assassinado três dias antes de sua chegada. Ridicularizado pelos colegas de imprensa, que o acusam de ser espião britânico e sem conseguir entrevista Stalin, ele consegue viajar para a Ucrânia, onde constatou o drama da população local. Coube a ele denunciar a tragédia ucraniana. Agora, vejam o filme e tirem suas próprias conclusões sobre o magnífico trabalho de Jones.

 

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN