Com direção da cineasta brasileira Petra Costa, o filme Democracia em Vertigem é um dos cinco documentários indicados para concorrer ao Oscar deste ano. O filme retrata o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a crise política no Brasil. O filme foi lançado pela Netflix e concorre com: American Factory (Indústria Americana), The Cave, For Sama e Honeyland.

A indicação do documentário para o Oscar reacende o debate político no Brasil. O filme é narrado em primeira pessoa pela própria diretora, que vem de uma família que teve envolvimento político nos anos de chumbo da ditadura militar. Um de seus avôs, Gabriel Donato Andrade era sócio e fundador da empreiteira Andrade Gutierrez, uma construtora muito forte na época do militarismo. E seus pais, Manoel Costa e Marília Andrade, foram militantes da resistência estudantil. Sua mãe chegou a ser presa na mesma prisão que Dilma Rousseff. Aliás, um dos momentos marcantes do documentário é o encontro entre a ex-presidente e a mãe da cineasta que é jornalista e socióloga.

Para Roger Lerina, crítico do Canal Brasil, do Correio Braziliense, o documentário é “um registro triste e doloroso do percurso de nossa claudicante democracia nos últimos 35 anos — do sonho da emancipação política e do crescimento econômico ao pesadelo do descrédito das instituições e da volta do fascínio atual pelo autoritarismo”.

Dos outros quatro concorrentes, três temas estão ligados à política. American Factory foi produzido por Barack e Michelle Obama, abordando a compra de uma antiga fábrica da General Motors, em Ohio, por uma empresa chinesa. The Cave retrata o trabalho de uma médica que comanda um hospital dentro de uma caverna, na Síria. For Sama também é ambientado na Síria e narra a história de uma jovem que se casa e engravida durante da guerra civil. Todos merecem ser vistos para uma análise política mais aprofundada sobre o momento atual.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN