Dirigido por João Jardim e com atuação impecável de Tony Ramos, este filme relata as intrigas da Presidência da República e as entranhas do poder nos últimos 19 dias de vida de Getúlio Vargas, mostrando as conspirações e tramas nos bastidores para que o presidente seja deposto ou renuncie. Este foi um período agitado por causa do atentado contra Carlos Lacerda, na rua Tonelero, em Copacabana, em 5 de agosto de 1945. Este fato, marcante na história do Brasil levou Getúlio ao suicídio.

Além de Tony Ramos, o filme tem a presença de Drica Moraes, como Alzira Vargas; Alexandre Borges, como Carlos Lacerda; Adriano Garib, no papel do general Zenóibo da Costa; Marcelo Médici, como Lutero Vargas; Thiago Justino, fazendo o papel de Gregório Fortunato. Jackson Antunes fez Café Filho, o vice-presidente; e Michel Bercovith interpretou Tancredo Neves.  Coube a Clarice Abujamra interpretar a primeira dama, Darcy Vargas.

Para ter uma compreensão mais abrangente daquele momento histórico do Brasil é importante ver este filme e analisar cada cena e cada ato. São verdadeiras aulas de política.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN