Filme: Nomadland

Diretora: Chloé Zhao 

Elenco: Frances McDormand, David Strathairn, Linda May, Charlene Swankie e Bob Wells

Duração: 108 minutos

 

Nomadland ganhou o Oscar de 2021 de melhor filme, melhor diretor e melhor atriz. Ou seja, três dos maiores prêmios do cinema de Hollywood. Caráter documental do filme transporta o público para dentro da rotina dos nômades modernos e revela a face dura e cruel do capitalismo norte-americano, numa severa crítica ao modelo econômico da segunda década do século 21, que descambou para a Grande Depressão, cujo ápice foi atingido em 2008.

A diretora de origem chinesa, Chloé Zhao, que também escreveu o roteiro, tendo como base o livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century (Nomadland: Sobrevivendo à América no Século Vinte e Um), de Jéssica Bruder.

O filme narra a vida da personagem Ferm (Frances McDormand, que levou o Oscar de melhor atriz por sua atuação neste filme) após o colapso econômico de uma cidade empresarial na zona rural de Nevada. Fern faz as malas com sua van e parte na estrada explorando uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna. Para alguns críticos, o filme é

“um estudo poético de personagens sobre os esquecidos e oprimidos, Nomadland capta lindamente a inquietação deixada na esteira da Grande Recessão” e, para outros, apresenta um estilo de vida alternativo e uma crítica feroz sobre o capitalismo.

Os críticos afirmam que a direção de Chloé Zhao é impecável e, por causa dela, fica difícil diferenciar quem é ator de quem não é – para os desavisados, esta distinção sequer é percebida. Com isso, o filme ganha em naturalidade, transmitindo uma credibilidade a qual apenas quem vive naquelas condições poderia compreender.

 

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN