Filme: O Caso Collini

Diretor: Marco Kreuzpaintner

Local: Netflix

 

O filme O Caso Collini está na Netflix. A história se passa na Alemanha e revela um escândalo que ficou sepultado entre as centenas de decisões tomadas pelo Parlamento alemão do pós-guerra. Os deputados alemães votaram, nos anos de 1960, uma lei que protegeu milhares de militares nazistas que poderiam ser acusados e condenados como criminosos de guerra, permitindo-lhes retomar suas vidas como pacatos cidadãos.

O filme foca o assassinato de um industrial alemão bem sucedido por um desconhecido imigrante italiano. Um advogado em início de carreira é designado pela justiça alemã para defender o acusado, na tentativa de que o caso seja rápido e a condenação ocorra sem maiores problemas, uma vez que o advogado de defesa teve seus estudos patrocinados pelo industrial assassinado.

Para os membros do Tribunal, a condenação de Collini é fava contada. O advogado era amigo do neto e tinha um romance com a neta do industrial. Ao sentir-se manipulado e confrontado, correndo o risco de ver sua carreira morrer antes mesmo de começar a advogar, o advogado entra a fundo na defesa do acusado e vai conhecer a história real, como ela aconteceu durante a guerra, na Itália. Chocado com os acontecimentos, ele conduz o julgamento para um final surpreendente.

Após ver este filme, você terá sempre em mente um ponto de interrogação sobre as pessoas e no que elas se transformam em tempos de guerra e em tempos de paz, perguntando-se sempre: — qual é a essência real do ser humano?

Baseado no livro de Ferdinand von Schirach, o filme é de 2019 e desconhecido do público brasileiro, porém bastante elogiado pela crítica internacional. Tem direção do cineasta Marco Kreuzpaintner e traz, no papel do advogado, o ator Elyas M’Barek e o famoso ator italiano, Franco Nero, como Collini, enquanto a romena Alexandra Maria Lara faz o papel de neta do industrial e ex-oficial das SS vivido por Manfred Zapatka.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN