Filme: Radioativo

Direção: Marjane Satrapi

Elenco: Rosamund PikeSam RileyAneurin Barnard

Tempo: 1h50min

Onde: Netflix

 

Este filme, de quase duas horas, não é um documentário. É um drama e ao mesmo tempo uma biografia do casal de cientistas Marie Sktodowska-Curie e Pierre Curie. Ela foi a primeira mulher a ser laureada com o Prêmio Nobel. Aliás, ganhou duas vezes o Nobel. Conhecer a vida dessa física polonesa que se naturalizou francesa e entrou para a história da humanidade como Marie Curie é simplesmente uma oportunidade fantástica.

Este filme mostra que a vida de Marie Curie, vivida pela atriz Rosamund Pike, não foi um mar de rosas e de glamour, apesar dos dois Nobéis de sua carreira. Devotada à ciência, ela sempre enfrentou grandes dificuldades em conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher.

Sua vida começa a mudar ao conhecer Pierre Curie, interpretado por Sam Riley. Os dois passam a trabalhar juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento que resultou em duas filhas. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos: o rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade — e surge, então, a Era Atômica.

Em Radioativo, a diretora iraniana Marjane Satrapi, bebe da fonte histórica para relembrar a vida de Marie e Pierre Curie. E o faz com maestria. Vale a pena ver este filme que está na Netflix. Principalmente as mulheres que poderão se inspirar na vida dessa grande cientista que ajudou a revolucionar o mundo da ciência no século 20.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN