Filme: Torre das Donzelas

Diretor: Suzanna Lira

Elenco: Várias mulheres

 

Um grupo de mulheres brasileiras revisita sua história quarenta anos após terem sido presas durante a ditadura militar no local chamado de Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina do Presídio Tiradentes, em São Paulo. O filme, na categoria documentário, é dirigido por Susanna Lira, cineasta e pós-graduada em Direito Internacional e Direitos Humanos que foi diretora de diversos documentários, como Contracena, em 2009; Positivas, em 2010; Damas do Samba, em 2015; Intolerância.DOC, em 2016 e e Clara Estrela, em 2017.

Com 97 minutos, o filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela e remonta, como um exercício lúdico de memória, os dias no cárcere, onde permaneceram detidas entre o fim dos anos de 1960 até 1972, quando o presídio foi desativado. As entrevistadas falam sobre as torturas a que foram submetidas, mas também sobre as amizades criadas, descobertas da sexualidade, maternidade, alimentação e a busca pela liberdade.

Em 2018, o documentário recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília e o prêmio de Melhor Documentário segundo o júri popular na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio, onde também levou o Prêmio do Júri Oficial.

A ex-presidente Dilma é uma das entrevistadas, assim como Dulce Maria de Souza, Guida Amaral, Nair Benedicto e Rita Sipahi. O roteiro feito a quatro mãos, por Susanna Lira e Rodrigo Hinrichsen, a fotografia é de Tiago Tambelli com música de Flavia Tygel.

O filme está disponível no Now.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN