Filme: Virando a Mesa do Poder

Diretor: Rachel Lears

Elenco: Alexandria Ocasio-Cortez, Amy Vilela, Cori Bush e Cori Bush

Duração: 85 minutos

 

O documentário Virando a Mesa do Poder, dirigido por Rachel Lears, e ganhador do Sundance Film Festival, em janeiro de 2019, narra a trajetória do “furacão” Alexandria Ocasio-Cortez, a sensação da política nos Estados Unidos, eleita deputada para o Congresso pelo Partido Republicano, de New York.

Formada em relações internacional e membro da organização Democratic Socialists of America – DSA e oriunda de uma família da classe trabalhadora, Alexandria Ocasio-Cortez, que o usa o acrônimo AOC e um ano antes da eleição trabalhava em um restaurante, venceu as eleições para deputada em New York, no 14º distrito Queen/Bronx, após derrotar nas primárias do Partido Democrata o então deputado Joe Crowley que que há quase quinze anos ocupava o posto. Enquanto ele fazia campanha aceitando doações de grandes empresas, ela batia de porta em porta para conhecer o cotidiano dos moradores do distrito. Ela venceu por 57% a 42,5% e ganhou o direito de disputar a vaga contra o republicano Anthony Pappas, as eleições gerais, aonde ela passou como um furacão, obtendo 78% dos votos (mais de 110 mil votos, contra 14% (18 mil) do seu adversário.

Mas o filme não trata apenas da eleição de Alexandria. Narra também a campanha de mais três candidatas: Paula Jean Swearingen, da Virgínia Ocidental; Cori Bush, do Missouri, e de Amy Vilela, de Nevada. Como escreveu a jornalista Antonia Laborde, em reportagem no jornal espanhol El País, em 7 de maio de 2019, o documentário foca essas quatro mulheres progressistas que “arrastam histórias de dor e problemas econômicos que as levaram a querer representar a classe trabalhadora e lutar contra os interesses corporativos na arena política”. A jornalista ressalta que a dependência das doações e a precariedade dos eventos de campanha, resultante da falta de recursos “delineiam a batalha titânica” que essas mulheres enfrentaram. Ainda sem saber que AOC venceria Joe Crowley nas primárias, Amy Vilela lhe disse ao telefone: “Uma de nós tem que vencer”, acrescentando que “a realidade é que, para que um de nós consiga, centenas de nós precisam tentar”.

Alexandria Ocasio-Cortez é um fenômeno: com 29 anos, ela é a mais jovem mulher da história a chegar ao Congresso norte-americano e sua trajetória, do balcão do restaurante ao Congresso é retratada em “Virando a Mesa do Poder” (Knock Down the House). É uma lição para todas as mulheres que sonham disputar as eleições, mas são desencorajadas pelo sistema, pela família e por seus próprios medos.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN