Objetivo é concessão de bolsas para apoiar projetos biossustentáveis.
Período de inscrição encerra no dia 20 de abril.

Um processo seletivo para novos projetos no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) em Manaus foi anunciado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo é a concessão de bolsas para apoiar projetos de desenvolvimento de produtos da biodiversidade, serviços técnicos especializados e gestão tecnológica.

Em 2015, um termo de execução descentralizada transferiu a administração do CBA ao Inmetro, gerando impasse no órgão, que reduziu cerca de 76,5% o número de pesquisadores em três anos.

Os projetos serão desenvolvidos de acordo com as linhas de produtos estratégicos de pesquisa e desenvolvimento do CBA como fitoterápicos, cosméticos e aromáticos; alimentos; combustíveis de origem vegetal ou microbiana, entre outros. O foco industrial e econômico para a região amazônica também e fundamental na apresentação dos projetos.

As bolsas terão prazo de um ano, podendo ser prorrogadas pelos mesmo período. Ao todo, serão cinco projetos estruturantes e sete temáticos. O período de inscrição encerra no dia 20 de abril e o resultado será divulgado no dia 4 de maio.

O edital está disponível no site do Inmetro e o prazo de inscrição vai até 20 de abril. No dia 4 de maio serão divulgados os resultados.

Impasse
Um termo de execução descentralizada que transferiu a administração do CBA para o Inmetro em junho de 2015, gerou opiniões contrárias nos pesquisadores do movimento Pró-CBA. Segundo eles, problemas a longo prazo, como a falta de personalidade jurídica, continuarão.

Até então o CBA era gerenciado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O CBA poderá permanecer subordinado ao Inmetro por até quatro anos.

Nos últimos três anos, o número de pesquisadores e auxiliares do CBA reduziu mais 70%, de acordo com a Comissão Pró-CBA. A falta de insumos e de profissionais tem impacto no desenvolvimento de pesquisas.

Fonte: G1 Amazonas.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte