Erik Solheim substitui no cargo o brasileiro Achim Steiner.
‘Há necessidade urgente para lutar contra a mudança climática’, diz.

Ex-ministro de Meio ambiente e Desenvolvimento Internacional da Noruega, Erik Solheim tomou posse nesta segunda-feira (27) como novo diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cuja sede está em Nairóbi.

Após três anos à frente do Comitê de Assistência ao Desenvolvimento da OCDE, Solheim enfrenta agora o desafio de liderar a principal agência mundial em matéria de meio ambiente, em um momento fundamental para a luta contra a mudança climática.

“Há uma necessidade urgente para lutar contra a mudança climática, deter a destruição de ecossistemas e reduzir a poluição. Protegendo nosso planeta protegemos a nós mesmo”, declarou o novo diretor do PNUMA, que substitui no cargo o brasileiro Achim Steiner.

Outros assuntos de vital importância são a poluição dos oceanos e do ar, a relação entre mudança climática, conflito e migrações maciças e a mudança de enfoque das políticas ambientais para priorizar a saúde das pessoas.

O PNUMA adquiriu especial relevância na agenda política mundial por seu papel como principal impulsor da luta contra a mudança climática e seu papel na inclusão do meio ambiente como umas das prioridades dos objetivos para um Desenvolvimento Sustentável -os novos Objetivos do Milênio.

O sucesso do Acordo de Paris sobre a Mudança Climática (COP21), em 2015, e da segunda Assembleia Meio Ambiental das Nações Unidas (UNEA-2), em maio em Nairóbi, podem marcar um ponto de inflexão na luta global contra a mudança climática, segundo indicou Solheim.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte