img-20160222-wa0020

Ação contou com apoio do Bope e apreendeu quatro canoas e motores.
Quadrilha deve responder por crime contra a fauna e associação criminosa.

Cerca de 115 tartarugas-da-amazônia, da espécie Podocnemisexpansa, foram resgatadas no domingo (21), próximo à localidade de Santa Fé, na região do Baixo Rio Branco, no município de Caracaraí, Sul de Roraima, conforme divulgado nesta terça-feira (23), pelo Parque Nacional do Viruá, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

O primeiro dia de operação de fiscalização do ICMBio resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de quatro canoas, quatro motores e um capa-saco de 40 metros, instrumento utilizado para a captura de quelônios. A ação contou ainda com o apoio de quatro policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Os animais foram apreendidos quando estavam sendo transportados ensacados em quatro embarcações por cinco “tartarugueiros” na noite de domingo.

De acordo com o sargento Tony Robson, as tartarugas seriam transportadas para o estado do Amazonas, onde seriam vendidas no município de Novo Airão.

“Dos cinco presos, dois são de Novo Airão, um de Santa Isabel (AM) e outros dois das comunidades Caicumbi e Canauani em Roraima”, relatou.

Após a prisão, a quadrilha foi conduzida à sede da Policia Federal em Boa Vista, e em seguida encaminhada à Penitenciária Agrícola Monte Cristo, onde deve responder pelos artigos 29 e 32 da Lei de Crimes contra a Fauna (Lei 9.605/98), agravados por se tratar de espécie ameaçada e pela prática de maus tratos e também pelo artigo 288 do Código Penal referente à associação criminosa.

O chefe do Parque Nacional do Viruá, ICMBio-RR, Antonio Lisboa informou que a operação foi custeada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), do Ministério do Meio Ambiente.

“Apesar dessas ações serem realizadas fora dos limites das unidades de conservação de Roraima, o ICMBio não tem medido esforços para garantir a proteção das tartarugas do Baixo Rio Branco, disponibilizando recursos e articulando uma série de parcerias com outros órgãos ambientais”, esclareu.

Fonte: G1

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte