Sempre que fazemos uma construção ou quando fazemos uma reforma, na maioria das vezes acaba ficando aqueles entulhos, no qual muitas vezes não sabemos o que fazer com eles. A finalidade que podemos dar aos restos de uma construção ou de uma reforma, dependendo do material, pode ser mais ampla do que imaginamos. Materiais como o concreto aos nossos olhos não podem ser reciclados, mas diferente do que imaginamos, já existe uma solução que faz com que este resíduo possa ser reaproveitado para novas finalidades.

Estima-se que até 10% de todo o material entregue no canteiro de obras é desperdiçado devido deficiência no processo de construção, imprecisões ou omissões na elaboração e execução dos projetos, perdas no transporte e armazenamento. Mais de 90% desses resíduos podem ser reciclados e reutilizados. Apenas os concretos com substâncias contaminantes, como sulfato de cálcio, cloretos e óleos podem trazer prejuízo às propriedades do concreto no estado endurecido, e não devem ser utilizados no processo de reciclagem.

Com a reciclagem de concretos é possível obter agregados com características semelhantes ao produto original. A contribuição para o meio ambiente é grande, pois deixa de extrair recursos naturais, assim reduzindo o impacto ambiental. Só no município de São Paulo são extraídos, em media, 1560 mil m³ de matéria-prima do meio ambiente por ano. E o descarte de resíduo de construção também ocorre em grande quantidade, onde a maioria desses materiais constituídos por produtos inertes possíveis de serem reciclados.Depositphotos_4883790_original_Cebas1-300x200

Processo de quebra inicial

O concreto é primeiramente quebrado através de técnicas tradicionais de demolição, incluindo britadeiras, bolas de demolição e explosivos. Ele é reduzido em pedaços que variam de 75 a 120 cm. Esses pedaços devem estar livres de contaminantes maiores como lixo, madeira, vidro e outros materiais. Este concreto já quebrado é levado às centrais de reciclagem em caminhões grandes ou até mesmo máquinas portáteis são trazidas à área de demolição para realizar o processo de reciclagem no local.

Trituração

Após passar pelo processo de quebra inicial o concreto passa por outro processo no qual os resíduos são triturados em um equipamento com várias facas, onde o resultado é uma mistura que parece com areia, mas é um pouco mais grossa, que será empregada na produção do um novo concreto. Neta etapa, nós da Fragma dispomos de um equipamento (triturador de entulho) sob medida, fabricado de acordo com a necessidade de sua empresa, que é uma solução sustentável, pois proporciona a eliminação de resíduo combinada com a reciclagem.

Reutilização

O agregado de concreto reciclado é misturado com o agregado de concreto virgem, areia, água e cimento para fazer concreto fresco. O concreto com material reciclado é geralmente usado como camada de base para projetos de construção, contudo, não existem especificações dizendo onde o concreto reciclado pode ou não ser usado. O agregado de concreto reciclado é mais leve e forte do que o agregado virgem e ajuda a minimizar os custos e o impacto ambiental da construção.Depositphotos_25779185_original_lnzyx-300x200

Em algumas situações, os resultados alcançados pelos concretos reciclados chegaram até mesmo a superar os resultados obtidos pelo concreto convencional. Estudos dizem que o uso do entulho de concreto como agregado é perfeitamente viável, desde que ele passe por um processo de beneficiamento e seleção, para que seja retirada a parte não desejada, melhorando a qualidade do material.

A reciclagem pode ser uma das formas mais eficientes para a redução da poluição ambiental nas grandes cidades, vindo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Além das vantagens econômicas e ecológicas, o reaproveitamento do concreto garante benefício técnico, onde pode substituir até 25% dos agregados convencionais por reciclados sem alterar as propriedades mecânicas.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte