Diferentemente de bichos coloridos, estes animais chamam a atenção, justamente, pela pele totalmente translúcida, que revela seus órgãos internos e serve de camuflagem

Cores comuns, animais amarelos, pretos, marrons e brancos encontramos frequentemente na natureza. Assim, acabamos valorizando muito os bichos que fogem do padrão e se destacam pela grande variedade de tonalidades. Porém, ainda existe uma categoria mais curiosa, justamente pela total falta de cores em seus corpos.

Normalmente quando pensamos em animais transparentes, nos remetemos automaticamente às águas-vivas, mas existe toda uma fauna, principalmente debaixo d’água, que comungam da mesma característica.

Extremamente chamativos, estes animais não contam com nenhuma cor e, em alguns casos, dependendo da incidência da luz, é possível visualizar facilmente seus órgãos internos. Confira a lista com 11 animais transparentes que o Pensamento Verde preparou.

Camarão-fantasmacamarão-fan (1)

Encontrado em água doce, também é conhecido como camarão de vidro. Esse crustáceo é totalmente transparente, o que dificulta sua identificação em habitat natural.

Macropinna micróstoma

macropina-590x378

Com uma cabeça revestida por uma membrana translúcida, é possível verificar os órgãos deste peixe trabalhando enquanto ele nada. Seus olhos são extremamente sensíveis à luz.

Sapo de vidrosapo-transparente

Nativos das Américas Central e do Sul, estes animais dificilmente são encontrados por seus predadores. Seu corpo transparente revela seus órgãos, veias e músculos.

Borboleta asas-de-vidroborboleta-419x410

De grande porte, este tipo de borboleta conta com asas completamente transparentes. São encontradas na Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Peixe-gelopeixe-590x392

Único vertebrado sem células vermelhas no sangue, as chamadas hemoglobinas, este peixe é nativo da Antártida. Ele não conta com nenhum pingo de cor em seu corpo.

Salpasalpa-590x332

Quase que totalmente transparente, este organismo tem dois ciclos de vida bem definidos: solitária e agregada. No último, as salpas grudam umas nas outras enquanto nadam e se alimentam.

Pepino do mar transparentepepino1-394x410

Se movimentando a 2 centímetros por minuto, este tipo de animal vive nas profundezas do mar, usando seus tentáculos para se alimentar de sedimentos ricos em nutrientes.

Lula transparentelula-384x410

Também conhecidas como lulas de vidro, estes animais passam a maior parte de suas vidas em água rasas e parcialmente iluminadas pelo sol, o que os ajuda com sua camuflagem. Pertencentes à família Cranchiidae, já foram catalogadas mais de 60 espécies.

Arraia transparentearraia-590x392

Translúcidas, são encontradas em águas rasas. Sua pele pálida revela seus órgãos internos.

Cyanogaster

cyanogaster-590x240

Encontrado em um afluente do Rio Amazonas, este tipo de peixe foi descoberto há pouco tempo. Parcialmente transparente, seu corpo revela órgãos internos, o que, em conjunto com as cores encontradas em seu abdômen, faz com que o cyanogaster tenha uma aparência muito bonita.

Aranha saltadora transparentearanha

Encontradas no Equador, estas aranhas são tão transparentes que é possível verificar o movimento de seus olhos dentro de seus corpos.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte