Fernando de Noronha é conhecida como paraíso. Mais recentemente, a ilha virou o refúgio queridinho dos famosos, que conjugam o verbo “noronhar-se” em legendas no Instagram. O que as fotos lindas não mostram é que, para se manter um “paraíso”, é preciso muito trabalho e cuidado.

Com 100 mil visitantes por ano – recorde alcançado em 2018 -, o arquipélago que pertence a Pernambuco tem de lidar com os impactos desse turismo. Um deles é o lixo.

Noronha, que é um parque nacional, marca a estreia da série “Desafio Natureza” do G1, que terá reportagens especiais sobre as questões ambientais que desafiam esses destinos e dará dicas de como cada um pode ajudar a amenizar esses problemas.

Apesar dos controles típicos de uma área de proteção ambiental, como a limitação do número de visitantes no parque por dia, Noronha ainda tem gargalos quando se trata do tratamento do lixo, assim como acontece em outros lugares do Brasil.

A prometida coleta seletiva ainda não começou por lá, mas o arquipélago se prepara para dar um passo ousado entre os destinos turísticos do país: vetar a entrada de plástico descartável.

Fonte: G1 Natureza

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte