Lelé Arantes

Valteir Geraldo Gomes de Queiróz, de 34 anos, é novo prefeito de Candeias do Jamari. Rondoniense, nascido em Ariquemes, em 22 de outubro de 1986, ele foi eleito com 5.815 votos, que significam 46,37% numa coligação que uniu Patriota, PMN, PSB e PV. Com ele, foi eleito vice-prefeito Antonio Onofre de Souza, o Tonin Cerejeiras, de 63 anos, paranaense de Loanda, do PSB, e três vereadores, sendo dois do Patriota, Silas Cordeiro da Silva e Paulo Macário da Silva, o Paulinho Mecânico; e um do PSB, Aussemir Almeida.

Valter Queiroz, de microfone na mão, em passeata. (Foto extraída do site https://www.gentedeopiniao.com.br/politica/eleicoes, postada em 10/11/2020, às 19h33)

Com apenas 27 anos de emancipação política, Candeias do Jamari tem sua economia baseada setor primário com o extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças. Por causa de sua bacia hidrografia — que abriga o lago da Usina Hidrelétrica de Samuel, e o Balneário Rio Preto, no distrito de Rio Preto do Candeias, Balneário Cachoeira do Tapajes, Balneário Antonio Domingos, Balneário do Batista e o Salsalito — faz de Candeias do Jamari um dos principais polos turísticos de Rondônia.

A belíssima panorâmica da cidade. (Extraída do site http://www.candeiasdojamari.ro.gov.br, postada em 12/05/2016, às 9h07)

A cidade está a apenas 26 quilômetros da capital, Porto Velho, e tem 37.88 habitantes, com um território de 6.843,868 quilômetros quadrados, o décimo maior do Estado. O extenso território faz com que o município tenha que investir na manutenção de estradas. São 1.700 quilômetros de estradas que possibilitam o escoamento da produção para abastecer os mercados de Porto Velho e cidades vizinhas, como Itapuã do Oeste, Alto Paraíso e Rio Crespo, Cujubim.

A Usina Hidrelétrica de Samuel é uma central hidrelétrica no rio Jamari, com capacidade geradora instalada de 216 MW. Por não possuir bacia acentuada, o rio Jamari recebeu em seu leito um dique de 57 km de extensão de cada margem para formar o lago da hidrelétrica, neste empreendimento que é considerado um dos maiores erros de engenharia no Brasil no século XX. A construção da usina foi iniciada em 1982 pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A – Eletronorte. O barramento aconteceu em 1988 e sua operação comercial teve início em 1989, com o total enchimento do reservatório. Destina-se a abastecer o mercado de energia elétrica do Sistema Acre–Rondônia.

A UHE Samuel, em Candeias do Jamari. (Foto extraída do https://www.youtube.com)

O PIB per capita do município é de R$ 21.299,57 (3.959,02 dólares, cotação de 21/11/2020) mas sua renda salarial média é de 3 mínimos. Apenas 8,5% da população tem emprego formal e 38,5% sobrevive com salários menores que meio salário mínimo. O IDEB é baixo, apenas 4.4 para o ensino fundamental. Tem índice médio de IDH, com 0.649, ocupando a 3.136ª posição no país. Os índices da saúde são satisfatórios, com a mortalidade infantil no patamar de 7,56 por mil nascidos vivos, bem abaixo da média brasileira.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN