Lelé Arantes

Na busca de esmeraldas, o bandeirante Fernão Dias Paes Leme se fixou na região que deu origem ao atual município de Conceição da Barra de Minas, denominando o local com nome de Boa Vista. Ali, sua bandeira fez acampamento e moradia e, cerca de 45 anos após sua morte, a população que ele deixou na região deu início à construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, em torno da qual surgiram as primeiras casas do atual município, isto em meados de 1725.

O prefeito Heitor Guedes. (Foto de campanha)

Por 130 anos, Conceição da Barra de Minas foi um distrito de paz do município de São João Del Rei. Em 30 de dezembro de 1962, foi elevado à categoria de município com o nome de Cassiterita. A cidade levou 57 anos para recuperar seu nome de origem, voltando a se chamar Conceição da Barra de Minas pela lei estadual nº 9950, de 27 de outubro de 1989.

Bucólica praça de Conceição da Barra de Minas, em foto de Marcelo Melo. (Foto extraída do www.facebook.com/Divulgandominas)

A base da sua economia é agropecuária, principalmente a pecuária leiteira e plantações de milho e feijão. A cidade faz parte do circuito turístico Trilha dos Inconfidentes, que integra a região da Estrada Real.

Distante 234 quilômetros de Belo Horizonte, com uma população de 3.946 habitantes, Conceição da Barra de Minas será administrada a partir de 1 de janeiro de 2021 por Heitor Sebastião Guedes, do Patriota, de 59 anos, eleito com 1.576 votos, ou seja, 50,08% dos votos válidos. Seu vice-prefeito é Vanderley Roberto Lopes, o Betinho, de 49 anos, do PSD. Eles elegeram dois vereadores pelo Patriota, Rogério Francisco de Serpa e Sebastião de Matos Teixeira, o Tão; e dois do PSD, Juninho do Tadeu e Nado.

Eles vão administrar um município com um PIB per capita de R$ 10.559,67 (1.962.76 dólares, cotação de 21/11/2020), onde apenas 8,5% da população tem ocupação formal, com uma média salarial de 1,8 salário mínimo e 38,2% sobrevivem com menos de meio salário mínimo. Seu IDH é de 0,685, considerado baixo, e ocupa a 2.309º posição no Brasil. A educação fundamental das crianças conceicionenses está acima da média nacional, com índice na casa de 6,1.

Uma das igrejas de Conceição da Barra de Minas. (Foto extraída do site https://www.maisvertentes.com.br/conceicao-da-barra-de-minas-mg)

A cidade conta com 100% de água tratada e 98% do lixo coletado, mas apenas 58% do seu esgoto é afastado; outros 41% usam fossa rudimentar, segundo dados do Infosanbas. Na saúde, os níveis de mortalidade infantil são assustadores, mais de três maior que o nível nacional, chegando a 34,48 mortes por mil nascidos vivos.

Investir no turismo pode ser uma das saídas para melhorar a oferta de empregos e renda. A cidade tem muitos atrativos turísticos como o Relógio de Sol, na Praça Cônego João Batista Trindade; artesanato de madeira, a cachaça mineira como a Congo Fino, os casarões antigos, -o Santuário Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Santo Antônio, Passos das Paixão.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN