Lelé Arantes

O empresário e vereador Welerson Último de Souza, o Leo, de 47 anos, nascido em 11 de junho de 1973, venceu as eleições concorrendo com o prefeito atual. Ele fez 2.033 votos, 50,72%. A servidora pública municipal, Aria Bretas, de 53 anos, foi eleita vice-prefeita. Para chegar à vitória, o Patriota coligou-se com o PTC. Os dois partidos elegeram três vereadores sendo José Geraldo Monteiro, o Lola do Tatão, e Alexandre Vieira Campos, o Alexandre do Castro, do Patriota; e Carlos Henrique de Andrade, o Carlinho Tião Vaqueiro, do PTC.

O prefeito Leo, de Dores de Guanhães. (Foto extraída do www.facebook.com postada em 10/06/2018).

O município reúne grande potencial turístico, situado na região do Vale do Rio Doce, integra o Parque Estadual da Serra da Candonga e faz parte do “Caminho Real”, a maior rota turística do país: são mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dores de Guanhães tem em seu território de 382,124 quilômetros quadrados, várias cachoeiras, como a da Guarda, com 35 metros de altura, e a do Sabiá, com 30 metros, e três comunidades quilombolas: do Pião, Berto e Bocaina. Tem também o Centro Cultural Turístico Joaquim Cavaco.

O prefeito Leo vai administrar um município de 5.154 habitantes, com um PIB per capita de R$ 20.758,20 (3.858,40 dólares, cotação de 21/11/2020), a mais alta da região do Guanhães, mas ocupa a 217ª posição no estado de Minas. Somente 14,5% da população tem ocupação formal e recebe uma média salarial de 1,8 mínimo. Boa parta de população, 43% tem rendimento nominal mensal per capita de até meio salário mínimo, segundo dados do IBGE em 2010. Seu IDH é considerado médio, com um índice de 0.636

Igreja da matriz de Dores de Guanhães. (Foto extraída do site https://marisbeer.com.br/cultura-e-turismo)

Segundo os dados do Infosanbas, o município possui Política Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Saneamento Básico, sendo que 94% de sua população urbana recebe água tratada, mas somente 55% tem esgotamento sanitário adequado e 56% tem coleta de lixo. A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 23.81 para cada mim nascidos vivos, bem distante da média nacional. Seu IDEB, no ensino fundamental, é de 5,8.

Segundo histórico registrado pelo IBGE, a região onde atualmente está localizada a cidade de Dores de Guanhães foi habitada pelos índios Botocudos que, de acordo com alguns historiadores, dizimaram toda família do pioneiro Joaquim Cavaco. Mesmo assim surgiu o povoado que, em 27 de abril de 1854 se tornou distrito da Paz, com o nome de Capelinha das Dores, pertencente ao município de Conceição. Em 15 de setembro de 1870, passou à categoria de freguesia de Nossa Senhora das Dores de Guanhães e, em 7 de setembro de 1923, teve sua denominação alterada para distrito de Dores de Guanhães que, em 30 de dezembro de 1962, foi elevado à condição de município.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN